Buscar
Podcast

Teologia coaching e a naturalização da violência – com Ranieri Costa

Para teólogo, o discurso coaching é violento por negar problemas sociais e culpar os indivíduos

Ouça agora:

Podcast
20 de setembro de 2024
08:00
Este artigo tem mais de 2 anos

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 138 Teologia coaching e a naturalização da violência – com Ranieri Costa

Para teólogo, o discurso coaching é violento por negar problemas sociais e culpar os indivíduos

0:00

Nas últimas semanas, o Pauta Pública tem abordado questões políticas que se aproximam das eleições municipais. Nesta temporada de conversas que não podemos mais adiar, precisamos falar do crescente discurso de ódio entre candidatos à prefeitura de São Paulo. Além das violências verbais, fomos surpreendidos por uma agressão física protagonizada por Datena e Marçal durante um debate promovido pela TV Cultura no último domingo (15).

Neste episódio, falamos sobre a teologia coaching, como uma vertente de discurso que chega na política unindo meritocracia e preceitos empresariais com elementos religiosos. Para isso, recebemos o jornalista e teólogo Ranieri Costa, autor do livro Teologia Coaching: A ilusória ideologia de que nascemos só para vencer, lançado este ano pela editora Fonte Editorial. Ranieri, que também é pastor evangélico, destaca que o problema não está nas crenças individuais, mas na instrumentalização da fé na política e na naturalização de discursos violentos promovidos pela teologia coaching.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Com “exército” de Janones, Lula consegue virada inédita e é reeleito presidente

|

Mobilização nas redes sociais ajuda a explicar redução da abstenção e feito sem precedentes

Lula é eleito presidente do Brasil. Pela 4ª vez. Em virada histórica.

|

Petista virou jogo do primeiro turno contra Flávio Bolsonaro apesar da falta de ônibus e confusão no TSE

“Não vi um único ônibus passar”: o dia em que Salvador votou de carona com estranhos

|

Ônibus passavam com “Garagem” no letreiro enquanto eleitores esperavam horas no ponto para votar em Salvador

Com menos ônibus em São Paulo, eleitores demoram mais de 2 horas para votar

|

Pública encontrou pontos lotados na capital; eleitores esperavam ampliação do prazo para votar, que chegou tarde demais

Faltou ônibus em Salvador no 2º turno, oito dias após Câmara dar título a Flávio Bolsonaro

|

Com a frota retida no dia da votação, eleitores ficam a pé e o TRE mandou prender o secretário que está em Paris

Uma sala e 90 empresas: o mapa que liga Flávio Bolsonaro, Willer Tomaz e o careca do INSS

|

Encontramos mais empresas que reforçam ligação entre investigados por corrupção; elo é empresa de contabilidade

Às vésperas do 2º turno, canais no Telegram espalham fake news sobre segurança de urnas

|

Levantamento identificou 60 canais no Telegram, com 891 mil inscritos, que compartilham conteúdos proibidos pelo TSE

Ameaças, perseguição e mortes: indígenas denunciam aumento da violência política

|

No RS, disputa eleitoral em terra indígena deixou três mortos; na Amazônia, garimpeiros ameaçam invadir se Flávio vencer
1ª Coletiva do Ministro Kassio Nunes Marques no TSE - 04.10.2026

Nunes Marques faz TSE pender para Flávio Bolsonaro ao priorizar decisões e conduzir pautas

|

Para juristas, desequilíbrio da Corte fica evidente na agilidade de análise de alguns pedidos, não no teor da decisão

PF acha nota de Willer Tomaz citando indiciado no caso Abin Paralela e “180 mil dólares”

|

Amigo de Flávio Bolsonaro e ex-oficial de inteligência suspeito de espionar adversários de Jair Bolsonaro negam relação