Buscar
Podcast

O legado perverso de Musk e a batalha do Zero Três

Episódio detalha impactos negativos causados pelo bilionário na tentativa frustrada de cortar gastos no governo dos EUA

Ouça agora:

Podcast
5 de junho de 2025
06:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 30 O legado perverso de Musk e a batalha do Zero Três

Episódio detalha impactos negativos causados pelo bilionário na tentativa frustrada de cortar gastos no governo dos EUA

0:00

Depois de 128 dias, Elon Musk está fora do governo Trump, onde ocupou um cargo especial no Departamento de Eficiência Governamental, o DOGE, cumprindo apenas 10% da meta de economia de gastos do governo que havia prometido. Mas estes 10% de cortes já foram suficientes para trazer um grande retrocesso nas áreas da equidade social, da ciência e até mesmo na prevenção de desastres naturais, bem quando surgem alertas de que a temporada de furacões nos EUA deve vir acima do normal. Antes de tudo ir para os ares, o Bom Dia, Fim do Mundo traz um apanhado de como foram esses dias do bilionário no poder e ainda repercute as ações de Eduardo Bolsonaro contra a justiça brasileira nos EUA, onde o zero três atua para tentar descredibilizar o STF e livrar o pai da cadeia.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #30O legado perverso de Musk e a batalha do Zero Três com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Análise da organização global Desmog sobre como Elon Musk seguiu à risca o que foi proposto no Project 2025;
  • Reportagem do jornal NYT sobre a vida particular de Elon Musk durante a campanha presidencial e seu período no governo Trump;
  • Reportagem da Agência Pública sobre as 125 reuniões de Eduardo Bolsonaro com membros da extrema-direita do continente americano.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Sob Lula, assassinatos de indígenas sobem 22% em 2025 e superam média da era Bolsonaro

|

Após queda em 2023, número de mortos volta a subir e chega a 258; Marco Temporal é parte do problema, diz Cimi

Corrida por Data Centers gera denúncias de violações trabalhistas em São Paulo

|

Trabalhadores relatam assédio, acidentes e adoecimento. Empresas alegam cumprir lei trabalhista e normas de segurança

Fazer falar os ossos: a rotina de quem procura os desaparecidos da ditadura

|

Mostra no Centro MariAntonia (USP), em São Paulo, expõe o trabalho de peritos na identificação dos mortos na ditadura

“Onde tem malária, tem garimpo”: cinta larga aguardam decisão do STF sobre mineração

|

Julgamento nesta quinta-feira, 13, pode abrir caminho para mineração em terras indígenas entre Rondônia e Mato Grosso

Banco do Nordeste e Itaú financiam R$ 44 milhões para soja em área de conflito no Maranhão

|

Investidora paulista consegue autorizações de desmatamento e sinal verde na Justiça em disputa contra extrativistas
Governador de Goiás Ronaldo Caiado no escritório do Google em Nova York

Candidato à Presidência, Caiado transformou Goiás em laboratório de leis para Big Techs

|

Projetos que interessam ao Google e Amazon avançam em Goiás sem debate, cada um aprovado em menos de 48 horas
Deputado Alfredo Gaspar e senador Flávio Bolsonaro durante evento do PL

Após pressão por uma vice mulher, PL fecha chapa apenas com homens

|

‘Michele está fazendo comida para o marido’, responde Damares Alves sobre ausência de ex-primeira dama

Eleições: legislação não é o suficiente para barrar conteúdos de IA nas redes sociais

|

Decisões do TRE-BA determinam que Meta retire vídeos com IA do Instagram, mas cópias seguem na rede
Foto mostra plataforma de trem da Estação Luz, no centro de SP. Estação integra a linha 12 da CPTM.

As denúncias por trás dos acidentes e da greve de trens em São Paulo

|

Funcionários apontam problemas elétricos em linha que pegou fogo, falta de treinamento e de pessoal