Buscar

De cada três assassinatos na zona rural paraense, dois são no sul e sudeste do estado; impunidade e morosidade no ordenamento fundiário perpetuam a pistolagem

Ensaio
17 de outubro de 2016
12:07
Este artigo tem mais de 7 ano

Monumento em homenagem às vítimas do Massacre de Eldorado dos Carajás, na chamada “Curva do Esse” às margens da PA-150 

De Marabá até o acampamento Novo Oeste, que fica na região de São Félix do Xingu, são cerca de 7 horas de viagem. Mas em dias de chuva, a viagem pode ser chegar até dois dias. 

Entrada da propriedade onde vivia Ronair José de Lima, último líder assassinado em uma emboscada, no acampamento Novo Oeste. 

Interior da casa onde vivia Ronair José de Lima e sua companheira. 

Primeira assembleia dos acampados, um mês após o assassinato de Ronair. 

Na vicinal dentro do acampamento, os assassinos armaram uma tocai e quando Ronair passava de moto com a sua companheira, foi atingido no peito por um disparo de arma de fogo. No local ainda estava a forquilha que os assassinos apoiaram a espingarda. 

Noite estrelada no acampamento Novo Oeste, São Félix do Xingu, Pará

José Cícero/Agência Pública

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Ensaios

O copyright das imagens publicadas nesta seção é dos fotógrafos aqui creditados. Os ensaios não estão disponíveis para republicação. Para entrar em contato com os autores das imagens envie um e-mail para contato@apublica.org.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes