Agência de Jornalismo Investigativo

Microbolsas de Reportagem – Maconha

Seguindo sua missão de fomentar o jornalismo investigativo e independente, a Pública realiza periodicamente o Concurso de Microbolsas de Reportagem, convidando repórteres brasileiros a investigarem temas que merecem mais atenção através  de um chamado público. Os vencedores recebem apoio financeiro e mentoria para realização da investigação.

A 7ª edição investigou o uso e produção de maconha no Brasil e foi realizada em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes.

Neste especial

Como nasce o “prensado”

21 de agosto de 2017 | por

Flagramos diversos problemas na colheita da maconha paraguaia que podem afetar a saúde do usuário; como o mercado é ilegal, até erva estragada é enviada para o Brasil

Os lados do Polígono da Maconha

5 de outubro de 2017 | por

Na região do sertão do São Francisco, moradores cercados por roças clandestinas convivem hoje com tráfico e repressão policial

Óleo de maconha vira “farmácia clandestina”

28 de agosto de 2017 | por

Com aumento da demanda e falta de regulamentação, cresce no Brasil o mercado clandestino do óleo, usado no tratamento de diversas doenças; pacientes e produtores vivem na insegurança

Destrinchando a maconha paraguaia

21 de agosto de 2017 | por

Nosso repórter passou 15 dias em uma plantação ilegal de maconha no Paraguai; miséria e corrupção marcam o cotidiano de um “Estado paralelo”, longe das agências policiais e facções criminosas

Explore também

O Futuro da Amazônia

12 de julho de 2012

Série de jornalismo de dados sobre a educação de crianças e jovens na região norte. Afinal, para entender qual será o futuro da Amazônia é preciso olhar para as pessoas.

Especial Vigilância

31 de janeiro de 2017

Série transmídia que investigou os diferentes aspectos do salto da vigilância no Brasil durante o ciclo dos megaeventos: o aparato tecnológico, as estratégias policiais contra manifestantes e o aparato legal montado para justificar essa repressão.

Especial Haiti

27 de setembro de 2011

Série de reportagens com base em entrevistas em campo, documentos e correspondência diplomática do Wikileaks.

Mais recentes

Reportagens republicadas em outros idiomas

20 de fevereiro de 2019

Reportagens da Agência Pública republicadas em veículos internacionais.

Por trás do alimento

13 de fevereiro de 2019

O projeto Por Trás do Alimento é uma parceria da Agência Pública e Repórter Brasil para investigar o uso de agrotóxicos no Brasil.

Implant Files

26 de novembro de 2018

Implant Files é um projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ, com sede em Washington, DC. O Implant Files reúne 252 profissionais de 59 veículos de 36 países, que investigaram dezenas de fabricantes e distribuidoras de dispositivos médicos em todo o mundo. No Brasil, participam da apuração a Agência Pública e a revista …