Buscar
Agência de jornalismo investigativo
« Back to Glossary Index

Teoria Ator-Rede, com origens na sociologia, é utilizada em várias pesquisas acadêmicas de redes digitais

CM Tooltip Glossary
22 de julho de 2022
14:23
Este artigo tem mais de 2 ano
« Back to Glossary Index

A Teoria Ator-Rede, com origens na sociologia, é utilizada em várias pesquisas acadêmicas de redes digitais. Ela levou a métodos como a análise de controvérsias, de forma resumida, uma técnica de análise de cenários onde um tema gera um grande debate social para descrever e entender as dinâmicas entre atores que disputam o entendimento desses temas. Um deles são as emergências climáticas, bastante estudada por uma das maiores referências nessa teoria, o pesquisador Bruno Latour. Fontes: Latour, B. (2012). Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufbba; Venturini, T. (2014). Mergulhando no magma: como explorar as controvérsias com a teoria Ator-Rede.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo e também a cobertura única e urgente que estamos fazendo no especial Clima das Eleições. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes