Buscar
HQ

Tranquilidade que acabou em água

História em quadrinhos conta como a cidade de Icapuí, no Ceará, tem sido afetada pelo aumento do nível do mar

HQ
8 de julho de 2025
15:00

Tranquilidade que acabou em água

A reportagem questionou a secretaria de imprensa da prefeitura de Icapuí sobre a construção dos espigões, mas não tivemos retorno até a publicação da reportagem.

Em nota, a Secretaria de Obras Públicas respondeu que “a implantação da contenção na praia de Peroba é realizada por meio de convênio com a prefeitura de Icapuí” e que “a previsão de término para março de 2026”. A resposta completa você pode ler aqui.

Já a Secretaria do Meio Ambiente citou a “elaboração do Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC)” e que “identificou que basicamente 48% da Linha de Costa do Estado do Ceará apresenta algum nível de erosão”. Como resposta à situação, a secretaria acrescentou que o “Comitê Estadual de Planejamento e Respostas à Erosão Costeira (CEPREC), que vai envolver o governo do estado e a Sema [será a coordenadora], prefeituras, sociedade civil, universidades, ONGs, terceiro setor”, irá “atuar para subsidiar ações necessárias para o combate da erosão costeira no estado do Ceará”. Leia a resposta completa aqui.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 175 A quase morte da democracia brasileira – com Eugênio Bucci

Jornalista analisa movimentos anti-democráticos em livro que retoma trajetória golpista do governo Bolsonaro

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes