Buscar
Nota

Após reportagem da Pública, deputado cobra SSP por problemas no IML de Santos

23 de fevereiro de 2026
15:00

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Após denúncias da Agência Pública sobre a má refrigeração dos corpos do Instituto Médico Legal (IML) de Santos, no litoral sul paulista, o deputado federal Ricardo Galvão (Rede-SP) enviou um ofício à Secretaria da Segurança Pública (SSP) que pede esclarecimentos sobre as condições, os investimentos e as ações que a pasta tem adotado para solucionar o problema. O documento foi emitido em 12 de fevereiro, depois que a Pública revelou que cortes na verba da polícia científica durante o governo Tarcísio afetaram a conservação dos corpos, causando mau cheiro e incômodos aos vizinhos.

De acordo com o Sindicato dos Peritos do Estado de São Paulo (Sinpcresp), a falta de refrigeração adequada aos corpos escancara problemas estruturais que a Polícia Técnico-Científica enfrenta no estado, como a redução de 64% nas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) de 2023 a 2026, do orçamento previsto para a manutenção e construção de instalações físicas, como no caso do IML. 

No IML de Santos, parte dos corpos permanece sem refrigeração porque a maca utilizada para levá-los até as geladeiras mais altas está quebrada. Sem o equipamento, os cadáveres que chegam à unidade acabam sendo deixados nos corredores. O odor se espalha pelo prédio, afetando a rotina de servidores e também de moradores vizinhos ao instituto.

“Os relatos sobre o Instituto Médico Legal de Santos são profundamente preocupantes. Falhas nos sistemas de refrigeração que causam forte odor dos corpos em putrefação e precariedade estrutural são questões que envolvem saúde pública e também a segurança dos servidores e moradores da região”, argumentou Galvão. 

O deputado questionou à SSP, atualmente gerida pelo delegado Nico Gonçalves, sobre circunstâncias administrativas, técnicas e orçamentárias que podem ter causado impactos diretos no IML, “bem como desde quando a Secretaria tem ciência desses fatos, além de outras informações necessárias para compreender a extensão do problema e as providências adotadas”. 

A SSP tem até o dia 13 de março para responder aos questionamentos feitos pelo deputado. 

“Para que tenhamos o pleno funcionamento da perícia técnico-científica no estado de São Paulo e em todo o Brasil, é necessário que os governos estaduais garantam infraestrutura adequada, manutenção preventiva e compromisso institucional”, disse Galvão à Pública. 

Precariedade em outras unidades

Em outros postos da Polícia Científica, a reportagem também mostrou que além do IML de Santos, há problemas estruturais que refletem em deficiências graves em diversas unidades. Segundo peritos ouvidos sob condição de anonimato, os prédios em cidades como Votuporanga e Assis sofrem com infiltrações, falta de higiene básica e ausência de materiais de limpeza, enquanto equipamentos essenciais para o trabalho pericial estão em más condições ou simplesmente inexistem. 

A precariedade também se manifesta na ausência de equipamentos de proteção individual, como papéis higiênicos, sabão ou luvas para que os servidores cumpram suas funções em segurança. Viaturas, por exemplo, são raramente lavadas por falta de orçamento, expondo equipes a riscos biológicos após atendimentos em locais de crime.

Edição:
Reprodução Câmara dos Deputados

Notas mais recentes

Às vésperas do 2° turno, governo tenta votar PEC da Segurança Pública no Senado


Locais de votação alterados e abstenção: estigma afasta eleitores da Maré das urnas


Fim da escala 6×1 vai a votação no Senado, mas aliados de Flávio tentam barrar


Mulheres são maioria das vítimas de violência política, mesmo sendo minoria das candidatas


Senado deve avaliar PEC do fim da escala 6×1 no Plenário após primeiro turno das eleições


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Sem educação, clima ou fome: O dito e não dito na propaganda eleitoral de Flávio Bolsonaro

|

Discurso de guias que foram ao ar na TV mostra aposta em "medo" e "mulheres" e ignora temas como educação, fome e clima

Quando o patrão pede voto

|

Desde setembro, foram 24 denúncias diárias de assédio eleitoral no trabalho; 99% dos casos são apurados, diz MPT

Master: Em mensagens, Vorcaro declarou lado sem margem para dúvida: “apoiamos a direita”

|

Banqueiro preso no escândalo do Banco Master tinha entre contatos Flávio Bolsonaro e Nikolas, a quem disse ter ajudado

Clubes de tiro fazem anúncios proibidos de descontos em armas para apoiar Flávio Bolsonaro

|

Empresas não podem fazer campanha de candidatos; clubes fazem ofertas de rifles com número de urna de Bolsonaro

Meta bloqueia conteúdos políticos pró-Lula e contra Flávio acusando terrorismo e nudez

|

Ministério Público Federal abre investigação contra a empresa e X por violação à liberdade de expressão

Um jumento na filarmônica

|

Contrabaixista na Europa volta ao Recife e reencontra crianças de projeto social que o iniciou na música há 20 anos
Em foto, Eduardo Bolsonaro aparece cercado de apoiadores da extrema direita na festa de gala da Hispanic Heritage

Eduardo Bolsonaro vive noite de celebridade na festa da extrema direita nos EUA

|

Ao som de “La Bamba” e “Macarena”, festa teve clima de vitória de Flávio Bolsonaro e ingressos de R$ 15 mil a R$ 50 mil

A misoginia de diálogos de Vorcaro e CEO que expôs atrizes: “Mulher não pode fazer isso”

|

CEO da Globo demitido hoje fez comentários machistas sobre Deborah Secco e Sabrina Sato, e chamou prefeita de vaca
Líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN) durante entrevista

Chefe da campanha de Flávio Bolsonaro esteve no Senado mas não votou na 6×1

|

Rogério Marinho (PL-RN) fez uma reunião de 3h, se encontrou com aliados e saiu sem falar com a imprensa
Daniel Vorcaro, do Banco Master, e Fred Kachar, do Grupo Globo

A linha direta de Vorcaro dentro do Grupo Globo: “Quer que peça pra corrigir?”

|

Vazamento de mensagens do ex-banqueiro a Fred Kachar expôs interferências editoriais e levou à demissão do executivo
Montagem feita por IA com imagens do presidente Lula e do candidato Flávio Bolsonaro

Meta barra mais conteúdos pró-Lula e progressistas que pró-Flávio, aponta levantamento

|

Levantamento documentou mais de mil casos de restrições e banimentos nas plataformas em outubro
Plenário do Senado Federal durante sessão que votou PEC do fim da Escala 6x1

Fim da escala 6×1 é a maior mudança na jornada do trabalhador brasileiro desde 1988

|

Com 75 votos a favor e um contra nos dois turnos de votação, PEC aprovada garante dois dias de descanso a trabalhadores