Agência de Jornalismo Investigativo

Meia Volta, Volver — Militares e Bolsonaro

O podcast Pauta Pública recebe o jornalista Fabio Victor para conversar sobre a intensa e complicada relação entre militares e o governo Bolsonaro

Ouça agora:

EP 11 Meia Volta, Volver — Militares e Bolsonaro

O podcast Pauta Pública recebe o jornalista Fabio Victor para conversar sobre a intensa e complicada relação entre militares e o governo Bolsonaro

0:00
26 de fevereiro de 2021
10:00
Este texto foi publicado há mais de 1 ano.

Houve uma época, que agora parece muito distante, em que era raro termos uma declaração de um representante das Forças Armadas sobre algum assunto político. Um dos únicos que se prestava a tal era o então deputado Jair Bolsonaro, que dizia, por exemplo, que o problema da ditadura era ter matado pouco, entre outras coisas. Hoje, no governo do próprio Bolsonaro, os militares ocupam um número recorde de cargos e o silêncio foi trocado por falas, tuítes, vídeos de apoio, notas de repúdio e muito flerte com o passado que ainda não foi passado a limpo. Mas quem imagina que a situação é nova se engana. 

É o que nos conta o repórter Fábio Victor nesta edição do Pauta Pública, que fala como a ascensão dos militares aconteceu e aonde isso pode parar. Fábio, que trabalhou na revista piauí e na Folha de S.Paulo durante 20 anos, além de ter sido repórter especial e correspondente em Londres, traz ainda um panorama a partir da cobertura que faz do tema. 

Fábio Victor é o entrevistado desta edição do Pauta Pública


Destacamos algumas reportagens que Fábio fez nos últimos anos, entre elas o célebre perfil do vice-presidente Hamilton Mourão na revista piauíO vice a cavalo. Além dessa, destacamos Mal-estar na casernaHistória, volverTerra Desolada e Órfãos de Moro, generais vivem sinuca com Bolsonaro.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

Avener Prado

Mais recentes

Governo de MG avaliza exploração na Serra do Curral após negativa da AGU

29 de novembro de 2022 | por

Mineradoras Gute Sicht e Fleurs Global são investigadas pela PF e atuam sem licenciamento ambiental

COP27 entrega fundo de perdas e danos mas tem trégua com combustíveis fósseis

22 de novembro de 2022 | por

Analisamos os resultados da conferência que, apesar de decisão histórica, não foi capaz de aumentar ambição climática

Na COP27, Lula inicia retorno do Brasil à agenda global de combate às mudanças climáticas

19 de novembro de 2022 | por

Com perspectiva de nova postura para o Brasil, passagem do presidente eleito se tornou um dos grandes destaques da COP