Buscar
Podcast

A perseguição é um veneno

Larissa Bombardi saiu às pressas do Brasil e buscou refúgio no exterior porque estuda os efeitos negativos que os pesticidas têm na saúde

Ouça agora:

Podcast
18 de agosto de 2021
11:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 3 A perseguição é um veneno

18 de agosto de 2021 · Larissa Bombardi saiu às pressas do Brasil e buscou refúgio no exterior porque estuda os efeitos negativos que os pesticidas têm na saúde

0:00

Em abril deste ano, Larissa Bombardi, professora da Universidade de São Paulo (USP), pegou os seus dois filhos pequenos e foi se refugiar na Bélgica. A razão? Larissa estava prestes a publicar uma nova pesquisa sobre agrotóxicos. O agrotóxico é um produto químico que mata pestes em plantações agrícolas. “Agora eu posso falar sossegada, agora eu posso mostrar o resultado da pesquisa,” disse Larissa à repórter Mariana Simões depois de ter conseguido se exilar na Europa.

Larissa vem sofrendo intimidações porque as suas pesquisas revelam uma série de problemas que esses produtos causam à saúde. Segundo ela, uma pessoa morre intoxicada com agrotóxico a cada dois dias no Brasil. Ela diz sofrer ataques porque o trabalho dela incomoda uma poderosa indústria que usa estes produtos: o agronegócio.

Neste episódio, do Cientistas na Linha de Frente, mostramos como o agronegócio brasileiro tentou usar um estudo duvidoso para impedir que o paraquate, um dos pesticidas mais letais do mundo, fosse proibido no Brasil. A pressão do mercado para manter produtos como este à venda é tão grande que pesquisadores brasileiros não estudam estas químicas por medo de sofrer represálias. Alguns que se aventuram no tema contam neste programa que são perseguidos e até demitidos por revelarem o mal que os pesticidas fazem à saúde.

Quem está por trás deste episódio:

Direção, roteiro, reportagem e locução – Mariana Simões

Montagem, mixagem, masterização e música tema – Ricardo Terto

História de um camponês– Roteiro e locução Ricardo Terto

Coordenação e edição  – Natalia Viana

Apoio – Instituto Serrapilheira

Consultora de Roteiro – Gisele Regatão

Divulgação – Marina Dias, Ravi Spreizner, Tainah Ramos

Ilustração –  Catarina Bessell

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes