Buscar
Podcast

Inimigo do Estado

O analista ambiental José Augusto Morelli, vive sendo perseguido depois de multar Jair Bolsonaro em 2012, quando ele era deputado federal, por pesca irregular

Ouça agora:

Podcast
25 de agosto de 2021
11:00
Este artigo tem mais de 5 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 4 Inimigo do Estado

O analista ambiental José Augusto Morelli, vive sendo perseguido depois de multar Jair Bolsonaro em 2012, quando ele era deputado federal, por pesca irregular

0:00

Era um dia qualquer em janeiro de 2012 quando o analista ambiental do Ibama José Augusto Morelli saiu para fazer uma patrulha de barco em Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro. Ele não imaginava que naquela manhã ensolarada a sua vida profissional mudaria para sempre. 

Durante a patrulha, Morelli encontrou Jair Bolsonaro, na época um deputado federal, pescando em um local proibido. O agente do Ibama pediu para Bolsonaro se retirar porque ele estava pescando em uma Estação Ecológica destinada exclusivamente à pesquisa científica. Mas Bolsonaro se recusou a sair e acabou recebendo uma multa de 10 mil reais.

“Desde então eu nunca participei de nada relevante no Ibama. Nada,” conta Morelli à repórter Mariana Simões. “Eu nunca fui chamado nem pra discutir a cor que deve pintar o meio fio.” Morelli alega foi perseguido por ter multado Bolsonaro e que chegou a perder dois cargos de chefia e sofrer boicotes em série dentro do Ibama. 

No episódio de hoje, funcionários do Ibama alegam viver sob um regime de medo e contam que aqueles que prezam pela ciência e a proteção do meio ambiente enfrentam remoções e assédios constantes do governo Bolsonaro. O Ibama foi apelidado pelo presidente de “indústria de multas” e tem sido alvo de cortes orçamentários. Muitos acreditam que o governo está desmontando o Ibama aos poucos. Quem sofre mais com tudo isso são as belezas naturais brasileiras, cada vez mais à mercê do crime organizado.

Quem está por trás deste episódio:

Direção, roteiro, reportagem e locução – Mariana Simões

Montagem, mixagem, masterização e música tema – Ricardo Terto

Coordenação e edição  – Natalia Viana

Apoio – Instituto Serrapilheira

Consultora de Roteiro – Gisele Regatão

Divulgação – Marina Dias, Ravi Spreizner, Tainah Ramos

Ilustração –  Catarina Bessell

Este podcast também usou trechos de áudios da Jovem Pan

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

Processos sobre desinformação e propaganda digital triplicam nas eleições de 2026

|

Até agora são mais de 9,5 mil processos na Justiça Eleitoral no 1º turno, contra 3,4 mil durante mesmo período em 2022

A “bancada” anti-indígena que vai às urnas neste domingo

|

Levantamento mostra que 370 parlamentares fizeram propostas negativas para indígenas; 270 deles disputam reeleição
O ex-senador Eduardo Suplicy é detido em reintegração de posse próximo a Cohab Educandário

Levantamento aponta um caso de violência política a cada 37 horas durante campanha de 2026

|

Monitoramento exclusivo da Pública por 17 dias chegou a 11 casos cujos agressores são, na maioria, agentes de segurança

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta mais de R$ 1,2 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos – PL, Republicanos e Novo lideram recebimento de recursos
Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado
O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai
Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026

Investigação e processos criminais: o rastro legal dos deputados da Comissão de Segurança

|

CSPCCO: 12 deputados ligados a forças de segurança foram parte em procedimentos criminais, que vão de calúnia a agressão
Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio

Na Amazônia Legal, 9 em cada 10 vítimas de feminicídio em 2025 não tinham medida protetiva

|

Levantamento em oito estados mostra que mulheres morrem desprotegidas; recurso jurídico é alternativa para evitar crime