Buscar
Podcast

Pandemia e perseguição

O infectologista Marcus Lacerda sofre ameaças por comprovar que a cloroquina, uma droga promovida por Bolsonaro para “tratamento precoce” contra o coronavírus, não funciona

Ouça agora:

Podcast
4 de agosto de 2021
11:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 1 Pandemia e perseguição

4 de agosto de 2021 · O infectologista Marcus Lacerda sofre ameaças por comprovar que a cloroquina, uma droga promovida por Bolsonaro para “tratamento precoce” contra o coronavírus, não funciona

0:00

Ao longo da pandemia de Covid-19 está havendo uma pandemia de perseguições. Cientistas dizem estar sendo atacados por causa dos estudos relacionados à crise sanitária. Alvos do negacionismo e de uma onda anticiência capitaneada pelo governo Bolsonaro, eles revelam que sofrem intimidações, demissões e recebem até ameaças de morte. Alguns são obrigados a sair do país para se proteger. Mas todos têm algo em comum: estão dispostos a colocar a própria vida em risco para defender a ciência.

O episódio de hoje mostra cientistas brasileiros que correm contra o tempo para salvar o país da maior pandemia do século. Um deles é o infectologista Marcus Lacerda. Marcus sofre ameaças em série depois de comprovar que a cloroquina, uma droga promovida por Bolsonaro como “tratamento precoce” contra o coronavírus, não funciona. O presidente ainda resiste a seguir as medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e chega até a dizer que a Covid-19 era “apenas uma gripezinha”.

Quem está por trás deste episódio:
Direção, roteiro e reportagem e locução – Mariana Simões
Montagem, mixagem, masterização – Ricardo Terto
Trilha sonora e música tema – Ricardo Terto
Rádio Fake News – Roteiro e locução Ricardo Terto, apoio de pesquisa Ethel Rudnitzki
Coordenação e edição – Natalia Viana
Apoio – Instituto Serrapilheira
Consultora de Roteiro – Gisele Regatão
Divulgação – Marina Dias, Ravi Spreizner, Tainah Ramos
Ilustração – Catarina Bessell
Este podcast usou trechos de áudios da Rádio França Internacional e do O Globo

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes