Agência de Jornalismo Investigativo

Como investigamos a propaganda do Ifood

Os bastidores da reportagem que revelou como agências de publicidade a serviço do app de delivery tentaram desmobilizar entregadores

Ouça agora:

EP 34 Como investigamos a propaganda do Ifood

Os bastidores da reportagem que revelou como agências de publicidade a serviço do app de delivery tentaram desmobilizar entregadores

0:00
15 de abril de 2022
08:00
Este texto foi publicado há mais de 1 ano.

Em 04 de abril de 2022 a Pública lançou em seu site uma reportagem revelando que o Ifood teria contratado agências de publicidade para criar uma série de ações que buscavam desmobilizar o movimento dos entregadores, que liderados pelo ativista Paulo Galo, reivindicavam melhores relações de trabalho. Através da análise de documentos, vídeos, trocas de mensagens e detalhes revelados por fontes ouvidas, a repórter e também apresentadora do Pauta Pública, Clarissa Levy, investigou como se deu essa campanha que envolveu a criação de perfis falsos, vídeos encomendados e até infiltrados em manifestações. O episódio de hoje, com trechos extras dessa apuração, é uma conversa sobre os bastidores desse trabalho e conta com a presença do ex-apresentador do podcast, Thiago Domenici, que também é editor da reportagem e vai falar com Andrea Dip e Clarissa Levy sobre a trajetória de toda essa apuração e as reflexões que surgem a partir desse caso.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!
//
//

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email