15 de abril de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 4 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
EP 34
Como investigamos a propaganda do Ifood
15 de abril de 2022
·
Os bastidores da reportagem que revelou como agências de publicidade a serviço do app de delivery tentaram desmobilizar entregadores
Em 04 de abril de 2022 a Pública lançou em seu site uma reportagem revelando que o Ifood teria contratado agências de publicidade para criar uma série de ações que buscavam desmobilizar o movimento dos entregadores, que liderados pelo ativista Paulo Galo, reivindicavam melhores relações de trabalho. Através da análise de documentos, vídeos, trocas de mensagens e detalhes revelados por fontes ouvidas, a repórter e também apresentadora do Pauta Pública, Clarissa Levy, investigou como se deu essa campanha que envolveu a criação de perfis falsos, vídeos encomendados e até infiltrados em manifestações. O episódio de hoje, com trechos extras dessa apuração, é uma conversa sobre os bastidores desse trabalho e conta com a presença do ex-apresentador do podcast, Thiago Domenici, que também é editor da reportagem e vai falar com Andrea Dip e Clarissa Levy sobre a trajetória de toda essa apuração e as reflexões que surgem a partir desse caso.
Leia de graça, retribua com uma doação
Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.
É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.
Junte-se agora a essa luta!
Estudo denuncia como contribuinte brasileiro subsidia Coca-Cola em “mágica tributária”
31 de julho de 2026
|
Por Ed Wanderley
Big Food inflacionaria preço de xarope da Zona Franca de Manaus e faria uso de royalties fantasmas para evitar impostos
Partido Missão: o projeto de poder de Renan Santos e do MBL
31 de julho de 2026
|
Por Rodrigo Alvares, Thiago Domenici
Como o grupo estrutura a formação militante defendendo pautas que flertam com a ruptura democrática
Uma fiscal contra o crime: o dia a dia no Parque Nacional do Pau-Brasil
30 de julho de 2026
|
Por Augusta Lunardi, Giacomo Zandonini, Natália Alana
Parque, no litoral da Bahia, se tornou o epicentro de um esquema de contrabando internacional de madeira
Meta, Telegram e X fecham acordo com TSE sobre desinformação sem punição caso não cumpram
29 de julho de 2026
|
Por Sérgio Spagnuolo, Núcleo Jornalismo
Termos mostram plataformas tentando se blindar de responsabilidades sobre conteúdo desinformativo nas eleições de 2026
Máfia do pau-brasil: esquema ilegal alimenta mercado global de violinos
29 de julho de 2026
|
Por Augusta Lunardi, Giacomo Zandonini, Natália Alana
Quem são os acusados de fraudar registros para exportar pau-brasil ao mercado internacional de música clássica
Ministério Público investiga flagrantes plantados por policiais no interior de São Paulo
28 de julho de 2026
|
Por Rafael Custódio
Investigação resultou em mandados de busca e apreensão em endereços de dez PMs
Os detalhes não esclarecidos de como BYD escapou da lista suja do trabalho escravo
27 de julho de 2026
|
Por André Uzêda
Parceira da BYD, Engenova incorporou quadro da Jinjiang, banida na lista suja, e tem sócia sediada em paraíso fiscal
As lágrimas de Flávio Bolsonaro e o aceno eleitoral do filho de Jair às mulheres
25 de julho de 2026
|
Por Amanda Audi
Com menos apoio no eleitorado feminino que Lula, Flávio destaca esposa em meio a tensões com Michelle
Levantamento exclusivo: Brasil e EUA protagonizam debate sobre racismo argentino nas redes
24 de julho de 2026
|
Por Aline Gatto Boueri, Maria Martha Bruno, Pedro Barciela
Racismo contra influenciador IShowSpeed desencadeou onda de acusações contra argentinos; Brasil e EUA lideraram posts
Letalidade policial na Baixada Fluminense dispara em 2025, mesmo com queda nas operações
24 de julho de 2026
|
Por Maira Escardovelli, Wanessa Celina
Região com 13 municípios foi alvo de 5.298 operações policiais em cinco anos, segundo pesquisa; 282 pessoas foram mortas