Buscar
Podcast

Lei Rouanet e Armas

Pauta Pública conversa com repórteres que apuraram o uso da lei de incentivo em projetos pró-armamento

Ouça agora:

Podcast
29 de abril de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 35 Lei Rouanet e Armas

Pauta Pública conversa com repórteres que apuraram o uso da lei de incentivo em projetos pró-armamento

0:00

“Pela primeira vez vamos colocar dinheiro da Rouanet em eventos de arma de fogo, vai ser super bacana isso”. A fala é de André Porciuncula, então secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, e o responsável por analisar e aprovar propostas que desejam se enquadrar na Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Apesar de criticada pelo governo, a lei de incentivo foi usada para fomentar um livro pró-armas financiado pela fabricante Taurus — a maior fabricante de armas de fogo leves do país e uma das principais fabricantes de revólveres do mundo.

Segundo investigação da Agência Pública, a empresa já investiu R$ 336 mil reais na produção da obra que pretende contar a história das armas no país. Quem apurou essa história foram os repórteres Alice Maciel e Bruno Fonseca que retornam ao Pauta Pública para um conversa sobre os significados dessa mudança de postura em relação à Lei Rouanet e como isso tudo tem a ver com a criação de um novo imaginário popular sobre as armas.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes