Agência de Jornalismo Investigativo

Lei Rouanet e Armas

Pauta Pública conversa com repórteres que apuraram o uso da lei de incentivo em projetos pró-armamento

Ouça agora:

EP 35 Lei Rouanet e Armas

Pauta Pública conversa com repórteres que apuraram o uso da lei de incentivo em projetos pró-armamento

0:00
29 de abril de 2022
08:00

“Pela primeira vez vamos colocar dinheiro da Rouanet em eventos de arma de fogo, vai ser super bacana isso”. A fala é de André Porciuncula, então secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, e o responsável por analisar e aprovar propostas que desejam se enquadrar na Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Apesar de criticada pelo governo, a lei de incentivo foi usada para fomentar um livro pró-armas financiado pela fabricante Taurus — a maior fabricante de armas de fogo leves do país e uma das principais fabricantes de revólveres do mundo.

Segundo investigação da Agência Pública, a empresa já investiu R$ 336 mil reais na produção da obra que pretende contar a história das armas no país. Quem apurou essa história foram os repórteres Alice Maciel e Bruno Fonseca que retornam ao Pauta Pública para um conversa sobre os significados dessa mudança de postura em relação à Lei Rouanet e como isso tudo tem a ver com a criação de um novo imaginário popular sobre as armas.

Mais recentes

Até Que Se Prove O Contrário

4 de novembro de 2021

Podcast semanal sobre a justiça no Brasil

Cientistas na Linha de Frente

4 de agosto de 2021

Podcast sobre sobre cientistas ameaçados

Amazônia sem Lei

25 de junho de 2021

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado