Buscar
Podcast

Redes de desinformação – com Nina Santos

Em meio aos boatos e notícias falsas que circulam pelas redes, quais os riscos e caminhos para a democracia?

Ouça agora:

Podcast
1 de abril de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 33 Redes de desinformação – com Nina Santos

1 de abril de 2022 · Em meio aos boatos e notícias falsas que circulam pelas redes, quais os riscos e caminhos para a democracia?

0:00

A proibição temporária do Telegram no Brasil acendeu aquela que deve ser uma das principais discussões dessas eleições no Brasil: como controlar a circulação de notícias falsas pelas redes sociais. Mapear como essas mentiras se espalham e quais seus impactos para cada público não é algo tão simples. Mas existem trabalhos, como as pesquisas da entrevistada de hoje, que lançam luz sobre os mecanismos por trás das redes de desinformação. Nina Santos é pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e pesquisadora associada do Centro de Análise e Pesquisa Interdisciplinar em Mídia da Université Panthéon-Assas, e numa conversa muito esclarecedora, falou com Andrea Dip e Clarissa Levy sobre como funciona a propagação de boatos, quais são as estratégias mais utilizadas e qual é a efetividade dos meios que existem até agora para diminuir o problema.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes