Buscar
Podcast

Tragédia para além das chuvas

O que explica desastres como o de Pernambuco, que deixou 129 mortos e milhares de desabrigados?

Ouça agora:

Podcast
10 de junho de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 4 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 38 Tragédia para além das chuvas

O que explica desastres como o de Pernambuco, que deixou 129 mortos e milhares de desabrigados?

0:00

Segundo um levantamento da Conferência Nacional dos Municípios, 25% das mortes por chuvas dos últimos 9 anos aconteceram somente nesses primeiros meses de 2022. Embora as mudanças climáticas sejam uma realidade, pelo perfil de pessoas afetadas por tragédias como as de Recife, que até o fechamento deste episódio contabilizaram 129 mortos e milhares de desabrigados, surgem outros questionamentos. Qual é o perfil das pessoas geralmente mais afetadas por esse problema? Que fatores as fazem ter que morar em locais de risco? O que fazem as autoridades que deveriam criar formas de prevenção para esse tipo de situação, num cenário cada vez mais evidente de emergência climática? Para conversar sobre isso, o Pauta recebe em seu episódio 38 novamente a jornalista da Pública Mariama Correia, que cresceu em Olinda e recentemente publicou uma reportagem contando que o Chefe da Defesa Civil do Recife é réu por corrupção em desvio de verbas para vítimas de enchentes. Também entrevistamos Socorro Leite, da ONG Habitat, que aponta como a situação local diz muito sobre as falhas e os desafios do Brasil em enfrentar as origens deste problema. 

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

O ex-senador Eduardo Suplicy é detido em reintegração de posse próximo a Cohab Educandário

Levantamento aponta um caso de violência política a cada 37 horas durante campanha de 2026

|

Monitoramento exclusivo da Pública por 17 dias chegou a 11 casos cujos agressores são, na maioria, agentes de segurança

Dos clubes de tiro ao poder: segmento de armas injeta mais de R$ 1,2 milhão nas eleições

|

Empresários do setor doaram para 96 candidatos – PL, Republicanos e Novo lideram recebimento de recursos
Visita à Heritage Foundation de Sérgio Sant'Ana e Eduardo Bolsonaro

Empresário que fundou Instituto com Eduardo Bolsonaro presta serviço para campanhas

|

Empresa de Sérgio Sant’Anna recebeu R$340 mil; empresário diz que ICL está “inativo” e que se afastou do ex-deputado
O senador Flávio Bolsonaro, durante sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado

Flávio Bolsonaro, os hospitais federais e a pandemia de Covid no Rio de Janeiro

|

Contratos superfaturados, demissões e hospitais sucateados: como Flávio influenciou a saúde do Rio no governo do pai
Ex-jogador da seleção brasileira de basquete dos anos 1980 Nilo Guimarães. Ele foi secretário de esportes de Mogi da Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, por 12 anos (2009-2020).

Empresa de ex-secretário de Esportes de Mogi recebeu dinheiro de emenda Pix de Mario Frias

|

Sócio de Nilo Guimarães na Pulsa Uniformes diz que material foi entregue, mas não envia comprovação

A execução de Davi Sebba e a teia de policiais que Goiás levou 14 anos para julgar

|

Letalidade policial quase triplicou em 2012, ano do crime; governador era Marconi Perillo, candidato ao cargo em 2026

Investigação e processos criminais: o rastro legal dos deputados da Comissão de Segurança

|

CSPCCO: 12 deputados ligados a forças de segurança foram parte em procedimentos criminais, que vão de calúnia a agressão
Rio de Janeiro (RJ), 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio

Na Amazônia Legal, 9 em cada 10 vítimas de feminicídio em 2025 não tinham medida protetiva

|

Levantamento em oito estados mostra que mulheres morrem desprotegidas; recurso jurídico é alternativa para evitar crime

Nossa Senhora Aparecida vira evento eleitoral e aprofunda crise entre ministros do STF

|

Monitoramento mostra que debate nas redes ultrapassou boato inicial e passa de 12 milhões de interações em poucos dias
Fachada do Congresso Nacional, em Brasília.

Os candidatos das Big Techs nas eleições 2026

|

Levantamento mostra quais políticos brasileiros têm atuado a favor dos interesses das grandes corporações de tecnologia