Agência de Jornalismo Investigativo

O comício do 7 de setembro – com Isabela Kalil

Antropóloga que estuda bolsonarismo analisa os eventos do 7 de setembro no novo episódio do Pauta Pública

Ouça agora:

EP 43 O comício do 7 de setembro – com Isabela Kalil

Antropóloga que estuda bolsonarismo analisa os eventos do 7 de setembro no novo episódio do Pauta Pública

0:00
9 de setembro de 2022
08:00

O Bicentenário da Independência foi marcado por manifestações promovidas por apoiadores do candidato Jair Messias Bolsonaro, com grande adesão de manifestantes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Há meses pairava uma incógnita sobre o que esperar dessa data: Novas ameaças de ruptura? Confrontos diretos dos manifestantes com autoridades? Uma recapitulação da invasão do Capitólio? Mais uma vez o feriado do 7 de setembro foi definido por momentos bizarros e discursos do atual presidente falando em “extirpar” adversários políticos e declarações sobre “a história se repetir”, tudo isso em meio a pedido de votos. A pouco menos de um mês para as eleições, há muito o que se refletir sobre os significados tanto dos discursos quanto da mobilização promovida por Bolsonaro. É o começo da recuperação de popularidade de Bolsonaro ou só um resultado previsível? Como explicar que apesar da inflação, a desastrosa condução da pandemia, entre outros índices negativos, Bolsonaro ainda consiga arrastar multidões? Para conversar sobre isso o Pauta Pública recebe hoje a antropóloga Isabela Kalil, que pesquisa grupos de extrema direita no Brasil.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!
//
//

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email