Buscar
Podcast

O comício do 7 de setembro – com Isabela Kalil

Antropóloga que estuda bolsonarismo analisa os eventos do 7 de setembro no novo episódio do Pauta Pública

Ouça agora:

Podcast
9 de setembro de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 43 O comício do 7 de setembro – com Isabela Kalil

9 de setembro de 2022 · Antropóloga que estuda bolsonarismo analisa os eventos do 7 de setembro no novo episódio do Pauta Pública

0:00

O Bicentenário da Independência foi marcado por manifestações promovidas por apoiadores do candidato Jair Messias Bolsonaro, com grande adesão de manifestantes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Há meses pairava uma incógnita sobre o que esperar dessa data: Novas ameaças de ruptura? Confrontos diretos dos manifestantes com autoridades? Uma recapitulação da invasão do Capitólio? Mais uma vez o feriado do 7 de setembro foi definido por momentos bizarros e discursos do atual presidente falando em “extirpar” adversários políticos e declarações sobre “a história se repetir”, tudo isso em meio a pedido de votos. A pouco menos de um mês para as eleições, há muito o que se refletir sobre os significados tanto dos discursos quanto da mobilização promovida por Bolsonaro. É o começo da recuperação de popularidade de Bolsonaro ou só um resultado previsível? Como explicar que apesar da inflação, a desastrosa condução da pandemia, entre outros índices negativos, Bolsonaro ainda consiga arrastar multidões? Para conversar sobre isso o Pauta Pública recebe hoje a antropóloga Isabela Kalil, que pesquisa grupos de extrema direita no Brasil.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes