Agência de Jornalismo Investigativo

A tragédia do garimpo ilegal – Com Rubens Valente e Luisa Molina

Podcast recebe antropóloga e repórter para uma conversa sobre o impacto do garimpo em terras indígenas

Ouça agora:

EP 61 A tragédia do garimpo ilegal – Com Rubens Valente e Luisa Molina

Podcast recebe antropóloga e repórter para uma conversa sobre o impacto do garimpo em terras indígenas

0:00
3 de março de 2023
08:00

Existem muitos temas para pensarmos sobre o futuro do Brasil, mas também há pautas urgentes que talvez estejam atrasadas por séculos. No programa de hoje, vamos falar sobre o garimpo em terras indígenas, tema que a Agência Pública tem coberto há muito tempo e que ganhou repercussão nacional recentemente a partir da tragédia Yanomami. Após mais de um mês do decreto de emergência em saúde na Terra Indígena Yanomami, qual é a situação no território? Quais são as marcas que o garimpo deixou na região? E como resolver a questão dos garimpeiros que ainda resistem a deixar as terras indígenas?

Para essa discussão complexa, o programa trouxe duas vozes: o repórter Rubens Valente, que já participou do Pauta e está cobrindo a crise na Terra Yanomami pelo projeto Amazônia sem Lei, e a antropóloga Luisa Molina, doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) que estuda o povo Munduruku do médio Tapajós, no Pará, uma das áreas mais afetadas pelo garimpo no país.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!
//
//

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email