Buscar
Podcast

A tragédia do garimpo ilegal – Com Rubens Valente e Luisa Molina

Podcast recebe antropóloga e repórter para uma conversa sobre o impacto do garimpo em terras indígenas

Ouça agora:

Podcast
3 de março de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 61 A tragédia do garimpo ilegal – Com Rubens Valente e Luisa Molina

3 de março de 2023 · Podcast recebe antropóloga e repórter para uma conversa sobre o impacto do garimpo em terras indígenas

0:00

Existem muitos temas para pensarmos sobre o futuro do Brasil, mas também há pautas urgentes que talvez estejam atrasadas por séculos. No programa de hoje, vamos falar sobre o garimpo em terras indígenas, tema que a Agência Pública tem coberto há muito tempo e que ganhou repercussão nacional recentemente a partir da tragédia Yanomami. Após mais de um mês do decreto de emergência em saúde na Terra Indígena Yanomami, qual é a situação no território? Quais são as marcas que o garimpo deixou na região? E como resolver a questão dos garimpeiros que ainda resistem a deixar as terras indígenas?

Para essa discussão complexa, o programa trouxe duas vozes: o repórter Rubens Valente, que já participou do Pauta e está cobrindo a crise na Terra Yanomami pelo projeto Amazônia sem Lei, e a antropóloga Luisa Molina, doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) que estuda o povo Munduruku do médio Tapajós, no Pará, uma das áreas mais afetadas pelo garimpo no país.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes