Buscar
Podcast

Militares: entre a anistia e impunidade – com Eugênia Gonzaga

Podcast recebe procuradora do Ministério Público para falar sobre memória, justiça e responsabilização

Ouça agora:

Podcast
31 de março de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 65 Militares: entre a anistia e impunidade – com Eugênia Gonzaga

31 de março de 2023 · Podcast recebe procuradora do Ministério Público para falar sobre memória, justiça e responsabilização

0:00

O 31 de março de 2023 marca os 59 anos do golpe civil-militar que jogou o Brasil em uma ditadura de mais de duas décadas. A data ganhou contornos políticos muito mais graves a partir da chegada de Bolsonaro ao poder executivo em 2018 e grande parte das distorções e mentiras sobre o período da ditadura militar podem ter respaldo no silêncio e ocultação dos crimes dos militares, bem como no formato desastroso da anistia concedida a quem torturou, matou e ocultou corpos de vítimas cujo número total ainda é desconhecido.

Com o tempo, organizações inspiradas pelo movimento de justiça reparativa impulsionado por outros países da América Latina, passaram a lutar para que a memória sobre o que foi feito no Brasil entre 1964 e 1985 não se apague, apontando e reconhecendo crimes e tentando de alguma forma buscar uma reparação, tanto pelas inúmeras vítimas, tanto para que algo assim nunca mais se repita. 

Hoje o Pauta Pública recebe a promotora Eugênia Augusta Gonzaga para falar sobre como o Ministério Público tem lutado por esse debate no judiciário e buscado a responsabilização de agentes da violência durante o período ditatorial. Eugênia também reflete sobre como a impunidade do passado se relaciona com o bolsonarismo. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes