Buscar
Podcast

O combate ao trabalho escravo no Brasil – com Leonardo Sakamoto

Pauta recebe jornalista para conversar sobre as causas e formas de enfrentar a escravidão contemporânea no Brasil

Ouça agora:

Podcast
28 de abril de 2023
08:00

EP 69 O combate ao trabalho escravo no Brasil – com Leonardo Sakamoto

28 de abril de 2023 · Pauta recebe jornalista para conversar sobre as causas e formas de enfrentar a escravidão contemporânea no Brasil

0:00

Vários casos de denúncias de trabalho análogo à escravidão ganharam destaque no Brasil recentemente. Um deles foi o de 200 trabalhadores de uma vinícola em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O caso simboliza algo maior: o grande número de pessoas submetidas a trabalho escravo nos dias de hoje, séculos depois de a escravidão ter sido abolida no país. Mas o trabalho escravo contemporâneo não está restrito a fazendas isoladas no campo. Nas capitais, vemos inúmeros casos de trabalhadoras domésticas resgatadas nas mesmas condições, tendo trabalhado por décadas na mesma família, sem receber salários e sem poder contatar parentes — isso sem contar os casos envolvendo festivais famosos de música que foram denunciados também por esse tipo de crime. Às vésperas do 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, o Pauta Pública recebe o jornalista Leonardo Sakamoto, doutor em Ciência Política, colunista do UOL e diretor da ONG Repórter Brasil, que há anos vem investigando a chamada “escravidão contemporânea” no Brasil. Diferente do que se imagina, a escravidão contemporânea não se limita a casos isolados, mas faz parte de um sistema que ganha muito com a exploração, a falta de fiscalização e a conivência de diversos setores da sociedade.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes