Buscar
Podcast

O que está em jogo no novo Ensino Médio? – com Daniel Cara

Podcast recebe professor e cientista político para refletir sobre o novo Ensino Médio e seus efeitos para a educação

Ouça agora:

Podcast
21 de abril de 2023
08:00

O que está em jogo no novo Ensino Médio? – com Daniel Cara

21 de abril de 2023 · Podcast recebe professor e cientista político para refletir sobre o novo Ensino Médio e seus efeitos para a educação

0:00

Mais de 80% dos estudantes do país estudam em escolas públicas, segundo dados do Censo Escolar de 2021. Esse enorme contingente de estudantes é o grupo impactado pela reforma do Ensino Médio proposta ainda no governo Temer. Voltando recentemente ao centro do debate, no terceiro mandato do presidente Lula, essas novas diretrizes são alvos de inúmeras críticas por parte de pesquisadores e educadores de todo o país, que enxergam nelas um retrocesso com impacto considerável na qualidade de ensino público. Além de não refletir a estrutura, particularidade e necessidades das escolas e estudantes, o novo ensino médio ainda amplia a desigualdade entre alunos de escolas públicas e privadas. No Pauta 68, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam com o professor e cientista político Daniel Cara, que se aprofunda no que essa reforma representa para o futuro do ensino no Brasil e consequentemente do próprio país e qual a urgência em sua revogação. Por fim, Daniel comenta também a onda de ataques recentes nas escolas. 

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes