Buscar
Podcast

Memória à prova de balas – com Gabriel Siqueira

Pauta Pública recebe diretor da organização de favelas mais antiga do país para conversa sobre resistência popular

Ouça agora:

Podcast
26 de maio de 2023
08:00

EP 73 Memória à prova de balas – com Gabriel Siqueira

26 de maio de 2023 · Pauta Pública recebe diretor da organização de favelas mais antiga do país para conversa sobre resistência popular

0:00

“Armas extremamente habilidosas e vitoriosas”. É assim que Gabriel Siqueira classifica as estratégias de resistência desenvolvidas pelo povo negro no Brasil nos últimos 350 anos. Siqueira, que é historiador, doutor em políticas públicas e diretor da Federação de Favelas do Rio de Janeiro (FAFERJ), é o entrevistado do episódio 73 do Pauta Pública. 

Refletindo sobre o cotidiano da população que vive nas periferias do país, o episódio convida os ouvintes a imaginar paralelos entre as iniciativas de organização popular do passado e do presente. Da perseguição à capoeira dos séculos anteriores até a repressão aos movimentos de luta por direitos humanos das favelas de hoje, o que mudou? Quais são os caminhos abertos nas disputas durante um governo que se proclama mais aberto à participação da sociedade civil? Escute a conversa completa.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes