Buscar
Podcast

Disputa política e conselhos tutelares – com Miriam Krenzinger

Professora fala sobre atuação de conselheiros tutelares e seu papel decisivo no país

Ouça agora:

Podcast
29 de setembro de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 91 Disputa política e conselhos tutelares – com Miriam Krenzinger

29 de setembro de 2023 · Professora fala sobre atuação de conselheiros tutelares e seu papel decisivo no país

0:00

Nos últimos anos, o discurso de “proteger as crianças” tem sido explorado por agendas conservadoras para punir mulheres, espalhar notícias falsas, disseminar ódio contra a população LGBTQIAP+ e dar visibilidade a candidatos que usam o pânico moral como plataforma de campanha.

Em paralelo, os perigos que as crianças enfrentam, principalmente dentro de casa, são frequentemente distorcidos ou ignorados. Dados de 2023 mostram um aumento de 24% nas denúncias de violência contra crianças e adolescentes em relação a 2022, incluindo violência física, psicológica e sexual, negligência, trabalho infantil e violência patrimonial.

Por isso, as eleições para escolha dos conselheiros tutelares, que acontecem no domingo, dia 01 de outubro, têm um caráter especialmente importante. Os conselheiros tutelares desempenham um papel crucial na proteção da infância, agindo tanto de forma preventiva quanto reativa, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas, apesar de existirem há décadas, o funcionamento dos conselheiros tutelares ainda é pouco conhecido.

No episódio 91 do Pauta Pública, Andrea Dip e Clarissa Levy conversam com Miriam Krenzinger, professora da UFRJ e pesquisadora dos conselhos tutelares. Krenzinger rememora a origem dos conselheiros tutelares e analisa por que essa eleição é um marco dentro das disputas políticas em curso no Brasil.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo e também a cobertura única e urgente que estamos fazendo no especial Clima das Eleições. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes