Buscar
Podcast

O MST hoje: disputas e análises – com J.P. Stédile

Líder de movimento fala em podcast sobre luta e atuação na questão agrária no Brasil

Ouça agora:

Podcast
15 de setembro de 2023
08:00
Este artigo tem mais de 3 anos

Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 89 O MST hoje: disputas e análises – com J.P. Stédile

Líder de movimento fala em podcast sobre luta e atuação na questão agrária no Brasil

0:00

A Lei de Terras, consolidada em 1850, é o marco da concentração fundiária no Brasil. De lá pra cá, a questão agrária no país nunca foi solucionada e esteve no centro de eventos históricos. A partir de 1979 um movimento de trabalhadores rurais passa a se organizar reivindicando terras para produzir e em 1984, ocorre o primeiro Encontro Nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), fundando ali um dos movimentos sociais mais importantes da história do país. No encontro, as palavras de ordem eram que “sem Reforma Agrária não há democracia” e “Ocupação é a solução”.

Em 2023, o MST tem mais de 400 mil famílias em assentamentos e 70 mil em acampamentos e se tornou o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Também atualizou seu projeto para Reforma Agrária Popular, defendendo que a questão da terra no Brasil não é mais um problema apenas dos trabalhadores rurais, mas de toda a sociedade, tendo impacto inclusive nos cenários de emergência climática que passamos a enfrentar.

Não é à toa que um movimento com essa força chama atenção de muita gente.

Na semana do lançamento desse episódio, chega à reta final a CPI do MST, instalada em maio desse ano para apurar as ocupações do movimento e cujo relator é o deputado Ricardo Salles. Entre perseguições e disputas contra o todo-poderoso agronegócio, o MST segue sendo uma força política relevante no Brasil e para falar um pouco sobre sua organização, o Pauta recebe hoje o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile. Economista e co-autor de diversos livros sobre a questão agrária, Stédile fala um pouco sobre a história do movimento, sua atualização e como está se articulando a partir do terceiro mandato do governo Lula.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Assine nossas newsletters
Fique por dentro

Artigos mais recentes

A Meta está barrando conteúdos políticos nas eleições, mas deixando robôs agirem

|

Levantamento mostra mais de mil casos de restrições e banimentos nas plataformas em outubro
Plenário do Senado Federal durante sessão que votou PEC do fim da Escala 6x1

Fim da escala 6×1 é a maior mudança na jornada do trabalhador brasileiro desde 1988

|

Com 75 votos a favor e um contra nos dois turnos de votação, PEC aprovada garante dois dias de descanso a trabalhadores

Um quarto dos senadores que apoiam a PEC da Flexibilidade tem antepassados escravocratas

|

Levantamento da Agência Pública no Projeto Escravizadores mapeou famílias de mais de cem políticos brasileiros
Tropa do Esquadrão de Polícia Montada que atua no entorno dos estádios de futebol, passam por instrução, na sede de Itapuã em Salvador.

No meio do caminho tinha uma norma – o que explica mortes causadas por policiais da Bahia

|

Instrução normativa de 2019 dificultou investigação de policiais militares; estado é onde as polícias mais matam
Integrantes da Bancada Indígena do Congresso Nacional, Sônia Guajajara (à esquerda) e Célia Xakriabá (à direita)

Bancada indígena diminui no Congresso e lideranças se preparam para desmonte e retrocesso

|

Representantes do movimento indígena citam risco às demarcações, imposição do Marco Temporal e aparelhamento da Funai
Colagem com frames de vídeos de Lula nas redes sociais

Do susto ao mutirão: como a campanha de Lula tenta virar o jogo nas redes e nas ruas

|

Campanha tenta virar o jogo com nova abordagem nas redes, atos pelo Brasil e engajamento de influenciadores e artistas

Deputados federais mais votados da direita gastam o dobro com anúncios que os da esquerda

|

Os dez candidatos mais votados da direita gastaram R$ 5,3 milhões com anúncios na Meta; os da esquerda, R$ 2,6 milhões
Ato de 7 de Setembro na Avenida Paulista em 2026. Manifestante segura poster contra o ministro do STF Alexandre de Moraes

STF pode ser enfraquecido por interesses políticos se Flávio for eleito, avaliam juristas

|

Para especialistas, Tribunal abusa de decisões monocráticas, mas usar crise como arma política prejudica democracia

Da sua mão para o crime organizado: o que acontece quando seu celular é roubado?

|

Quase cem celulares são subtraídos por hora no Brasil e então eles podem tomam 4 caminhos, inclusive sites de compras

Gestão Tarcísio exonera professoras com regra da ditadura

|

Três docentes contestam exonerações na justiça e uma delas morreu antes de reaver cargo