Buscar
Podcast

Milícia e Estado, é só o começo? – com José Cláudio Souza Alves

Sociólogo destrincha simbiose que estrutura o crime no Brasil

Ouça agora:

Podcast
5 de abril de 2024
08:00

EP 114 Milícia e Estado, é só o começo? – com José Cláudio Souza Alves

5 de abril de 2024 · Sociólogo destrincha simbiose que estrutura o crime no Brasil

0:00

Dia 24 de março, a Polícia Federal prendeu o deputado federal Chiquinho Brazão, além do seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Brazão, e o ex-chefe da polícia civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, acusados de encomendar e articular a morte de Marielle Franco e de atrapalhar as investigações do caso. A motivação, segundo a PF, seria uma disputa política por um terreno no Rio de Janeiro, localizado em área dominada por milícias.

Para o convidado do Pauta dessa semana, essa resposta é incompleta. O sociólogo José Cláudio Souza Alves pesquisa há mais de 30 sobre o surgimento e expansão das milícias. 

Nesta conversa com Andrea Dip e Clarissa Levy, José Cláudio detalha quais elementos são necessários para a implantação deste tipo de crime em um território e como o poder do Estado se torna imprescindível para sua organização e crescimento. Para ele, ainda estamos no começo da relação entre milícia e Estado, que remete à própria história do país e que ainda estamos distantes de compreender em toda sua complexidade.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes