Buscar
Podcast

O avanço da direita na Amazônia e a panacéia do mercado de carbono

Podcast discute as eleições na Amazônia, mercado de créditos de carbono e seus impactos em terras indígenas

Ouça agora:

Podcast
17 de outubro de 2024
06:00

EP 9 O avanço da direita na Amazônia e a panacéia do mercado de carbono

Podcast discute as eleições na Amazônia, mercado de créditos de carbono e seus impactos em terras indígenas

0:00

Neste episódio, Giovana Girardi e Marina Amaral fazem um balanço das eleições na Amazônia. As cidades de São Luís, Macapá, Rio Branco e Boa Vista reelegeram prefeitos sem compromissos com a emergência climática, o que é especialmente preocupante em Rio Branco, capital do Acre. Em setembro, no auge das queimadas, a cidade registrou uma das piores qualidades do ar do mundo e enfrenta diversos problemas ambientais.

Elas também discutem a polêmica em torno do mercado de créditos de carbono e os possíveis impactos sobre terras indígenas. Durante a Semana do Clima de Nova York, Helder Barbalho, governador do Pará, anunciou a venda de R$ 1 bilhão em créditos de carbono. Ele está utilizando o mercado de carbono para atrair investimentos estrangeiros, com a promessa de reduzir o desmatamento entre 2023 e 2026 e apoiar povos tradicionais. No entanto, apesar de ele afirmar que tudo foi planejado em acordo com os povos indígenas, parece que não foi bem assim.

Assista ao videocast abaixo:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes