Buscar
Podcast

Política e subjetividade

Episódio aborda sobre a disputa pelo imaginário que determinam crenças, valores e identidades políticas

Ouça agora:

Podcast
27 de dezembro de 2024
08:00

Política e subjetividade

27 de dezembro de 2024 · Episódio aborda sobre a disputa pelo imaginário que determinam crenças, valores e identidades políticas

0:00

O segundo episódio da retrospectiva de 2024 do Pauta Pública, mergulha no universo da extrema direita no Brasil.  O psicólogo e psicanalista Christian Dunker, a comunicadora Rita Von Hunty e o pesquisador Paolo Demuru nos ajudam a entender como a extrema direita se apoia na construção de fantasias conspiratórias para fundamentar suas ações radicais.

O especial conta com trechos do episódio Política, subjetividade e pânico moral – com Christian Dunker, no qual o psicanalista traz uma explicação sobre como a culpa atua enquanto agente fundamental para a elaboração do sujeito político e porque a estratégia do pânico moral consegue ainda ter tanto apelo entre as pessoas. Ele destaca que “A culpa leva pro ódio. O ódio monetiza, vicia, tá aí disponível nos algoritmos da vida.”

Outro tema abordado no especial é o desamparo, um sentimento que marcou 2024. No episódio Desamparo e ansiedade de fim do mundo, Rita Von Hunty discute sobre a sensação de impotência diante de situações como as guerras, mudanças climáticas e incertezas sobre o futuro da política. Os principais trechos ajudam a refletir sobre como essas emoções afetam a sociedade brasileira.

O pesquisador Paolo Demuru aprofunda a análise sobre a disputa pela imaginação e pelo encantamento em A apropriação da fantasia e do desejo pela extrema direita. Ele traz uma perspectiva analítica e propositiva em relação à disputa pela imaginação e pela capacidade de encantamento que o campo da esquerda precisa encarar para tentar reverter o jogo com a direita, que tem estratégias bem definidas de capturar esse território subjetivo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes