Buscar
Podcast

Lula navega em águas turbulentas

Podcast discute os desafios internos do presidente enquanto ele tenta trabalhar imagem de líder global

Ouça agora:

Podcast
12 de junho de 2025
06:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 31 Lula navega em águas turbulentas

Podcast discute os desafios internos do presidente enquanto ele tenta trabalhar imagem de líder global

0:00

O presidente Lula discursou na abertura da 3ª Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nice (França), sobre a importância dos oceanos para o controle das mudanças climáticas e o equilíbrio do planeta, porém os mares andam agitados para o líder brasileiro do lado de cá do Atlântico.

Enquanto fora do Brasil, o encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou sua imagem como líder global, internamente Lula enfrenta desafios no Congresso, que segue barrando os projetos do governo – o que acaba se refletindo em sua popularidade.

Para piorar, enquanto prepara o terreno para receber a aguardada COP30, em Belém (PA), surgem dados preocupantes sobre o aumento do desmatamento na Amazônia. Mas o que explica esse aumento? O dado não era positivo até outro dia? O Bom Dia, Fim do Mundo explica melhor esses dados e os desafios de Lula para a canoa não virar.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #31Lula navega em águas turbulentas com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Reportagem da Agência Pública sobre o aumento do desmatamento em maio: governo aponta mudança do clima e colapso por fogo como causa;
  • Cálculo do ClimaInfo sobre emissões se todo o petróleo da Margem Equatorial for queimado;
  • Íntegra do discurso de Lula na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 226 Michelle Bolsonaro e o voto das mulheres conservadoras – com Jacqueline Teixeira

Antropóloga Jacqueline Teixeira analisa a atuação das mulheres conservadoras na política

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Letalidade policial na Baixada Fluminense dispara em 2025, mesmo com queda nas operações

|

Região com 13 municípios foi alvo de 5.298 operações policiais em cinco anos, segundo pesquisa; 282 pessoas foram mortas
Viatura da Polícia Militar da Bahia está parada em via pública.

As duas faces das mortes violentas no Brasil: feminicídios e ações policiais

|

Uma em cada seis mortes violentas foram causadas por policiais; Nordeste concentra as 10 cidades com maiores índices

Tarifaço: Como a medida de Trump divide trabalhadores e empresários do setor de calçados

|

Sindicatos contestam pessimismo de entidades patronais, mas dados mostram desafios que ultrapassam Estados Unidos

Jornalistas e imprensa sofreram 204 ataques em 2025, aponta relatório da Abraji

|

Tipo mais comum de ataques foram insultos verbais, escritos e digitais, seguidos por agressões físicas
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante missa em homenagem à padroeira do Brasil

Por que a imagem de Jair Bolsonaro com evangélicos não cola em Flávio

|

Católico, Jair conseguiu ser visto como enviado de Deus, mas o filho sofre resistência dos evangélicos

Ludopatia: O longo caminho da ajuda na visão de quem lida profissionalmente com as bets

|

Como saber quando o jogo é um problema, o desafio do tratamento e o influenciador que divulgou (e se viciou) em bets

De diversão a “renda extra” e “investimento”: como brasileiro mudou a percepção sobre bets

|

Pesquisas mostram percepção histórica sobre bets, diferenças entre estados e como chegamos a 40 milhões de usuários/dia
Mário Frias deputado federal por São Paulo

Dark Horse: Frias viajou durante gravação de filme de Bolsonaro, mas falta comprovação

|

Município onde deputado faria vistorias técnicas informou não ter registros da presença dele em eventos