Buscar
Podcast

A crise climática no banco dos réus

Podcast discute a importância da decisão da Corte Internacional de Justiça para o combate ao aquecimento global

Ouça agora:

Podcast
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 38 A crise climática no banco dos réus

Podcast discute a importância da decisão da Corte Internacional de Justiça para o combate ao aquecimento global

0:00

A Corte Internacional de Justiça, o mais alto tribunal das Nações Unidas, estabeleceu que é obrigação dos países agir contra o aquecimento global e que a falha em cumprir com esse compromisso pode ser punida sob o Direito Internacional. A determinação fortalece a litigância climática, ou seja, processos que responsabilizam governos e empresas por danos provocados pelas mudanças do clima. Mas de forma prática, o que isso significa? Essa responsabilização realmente pode mudar a atuação dos países em relação ao meio ambiente?

Neste episódio do Bom Dia, Fim do Mundo, Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Terto analisam essa decisão histórica da corte que pode colocar governos no banco dos réus e as possíveis consequências. Um episódio para entender quem vai pagar a fatura da crise climática ou se a conta vai seguir na mão dos mais pobres e vulneráveis.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #38 A crise climática no banco dos réus com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

  • Resumo da decisão da Corte Internacional de Justiça;
  • Reportagem da Agência Pública: Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países;
  • Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Grantham da Escola de Economia de Londres (LSE): Global trends in climate change litigation: 2025 snapshot;
  • Relatório da Zero Carbon Analytic que constatou que existem mais de 40 casos em andamento que visam responsabilizar as empresas de combustíveis fósseis;
  • Plataforma de litigância climática no Brasil – Juma/PUC-Rio;
  • Reportagem do New York Times: Processo contra petrolíferas pela morte de Juliana Leon em Seattle em uma onda de calor;
  • Reportagem da Folha de São Paulo: MPF acusa 647 réus e cobra indenização de R$ 1,4 bi por emissão de carbono em desmate na amazônia.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 226 Michelle Bolsonaro e o voto das mulheres conservadoras – com Jacqueline Teixeira

Antropóloga Jacqueline Teixeira analisa a atuação das mulheres conservadoras na política

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Letalidade policial na Baixada Fluminense dispara em 2025, mesmo com queda nas operações

|

Região com 13 municípios foi alvo de 5.298 operações policiais em cinco anos, segundo pesquisa; 282 pessoas foram mortas
Viatura da Polícia Militar da Bahia está parada em via pública.

As duas faces das mortes violentas no Brasil: feminicídios e ações policiais

|

Uma em cada seis mortes violentas foram causadas por policiais; Nordeste concentra as 10 cidades com maiores índices

Tarifaço: Como a medida de Trump divide trabalhadores e empresários do setor de calçados

|

Sindicatos contestam pessimismo de entidades patronais, mas dados mostram desafios que ultrapassam Estados Unidos

Jornalistas e imprensa sofreram 204 ataques em 2025, aponta relatório da Abraji

|

Tipo mais comum de ataques foram insultos verbais, escritos e digitais, seguidos por agressões físicas
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante missa em homenagem à padroeira do Brasil

Por que a imagem de Jair Bolsonaro com evangélicos não cola em Flávio

|

Católico, Jair conseguiu ser visto como enviado de Deus, mas o filho sofre resistência dos evangélicos

Ludopatia: O longo caminho da ajuda na visão de quem lida profissionalmente com as bets

|

Como saber quando o jogo é um problema, o desafio do tratamento e o influenciador que divulgou (e se viciou) em bets

De diversão a “renda extra” e “investimento”: como brasileiro mudou a percepção sobre bets

|

Pesquisas mostram percepção histórica sobre bets, diferenças entre estados e como chegamos a 40 milhões de usuários/dia
Mário Frias deputado federal por São Paulo

Dark Horse: Frias viajou durante gravação de filme de Bolsonaro, mas falta comprovação

|

Município onde deputado faria vistorias técnicas informou não ter registros da presença dele em eventos