Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Atenção estudante de jornalismo: realize seu sonho de fazer uma reportagem sobre mobilidade urbana!

Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, a Agência Pública lança as Microbolsas Mobilidade; desta vez, a convocação é voltada para estudantes de jornalismo interessados em investigar o tema

Da Redação
10 de fevereiro de 2020
12:09
Este artigo tem mais de 4 ano

Em dez edições das Microbolsas, projeto que nasceu lá no começo da Agência Pública para ajudar repórteres investigativos a tirar suas pautas dos sonhos do papel, sempre recebemos a pergunta: “Estudante pode participar?”. Desta vez, a resposta é: sim! Nesta edição, a Agência Pública convida estudantes do Brasil todo a pensar e propor histórias que querem investigar sobre mobilidade urbana.

Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Agência Pública vai distribuir cinco bolsas de 5 mil reais. Além da bolsa, os estudantes vão receber a mentoria de nossos editores para produzir suas reportagens. As inscrições devem ser feitas até dia 9 de março pelo formulário.

Para se inscrever, é necessário que o candidato conte um pouco de sua trajetória, indique um professor como referência e proponha uma pauta detalhada sobre mobilidade urbana. Se a proposta for pré-selecionada, o professor deverá enviar uma carta de recomendação. Grupos de estudantes podem se inscrever.

“Para o iCS é muito gratificante apoiar a Agência Pública na chamada de Microbolsas, a partir dessa iniciativa teremos importantes retratos da mobilidade urbana brasileira, que precisa rapidamente avançar no caminho da sustentabilidade ambiental”, conta Marcel Martin, coordenador do portfólio de Transporte do iCS.

As propostas podem tocar em qualquer aspecto deste tema que afeta tanto a vida dos brasileiros: políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente, problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura, entre outros. Um bom exemplo é a série Especial Catraca, que em 2017 revelou como funcionava a máfia dos ônibus no Rio, que controlava os preços de passagens e era acusada de superfaturar custos com aluguel para esconder lucros irregulares.

Buscamos pautas investigativas que retratem a mobilidade urbana em todo o país, inclusive com histórias locais.

As pautas serão analisadas pela direção da Agência Pública e do iCS levando em consideração a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados.

O resultado será divulgado no site da Agência Pública a partir do dia 19 de março.

Leia aqui o regulamento completo.

Leia aqui as perguntas frequentes sobre as Microbolsas Mobilidade.

Arte: Bruno Fonseca/Agência Pública

ELON MUSK é parça de Bolsonaro, Trump e benfeitor na Amazônia e no Rio Grande do Sul? Já se perguntou quais são as intenções de Elon Musk no Brasil? A Pública vai investigar os interesses e negócios do homem mais rico do mundo em nosso território. O magnata da tecnologia mundial promove desinformação e já é investigado por órgãos públicos em diversos países. O jornalismo independente da Pública pode trazer revelações inéditas sobre Elon Musk. Mas um trabalho desse tamanho só pode ser realizado com a ajuda de nossos leitores. Por isso precisamos de, pelo menos, 700 novos Aliados ao nosso lado nesta investigação, que vai render uma série de reportagens especiais.

Clique aqui e faça parte desta investigação!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes