O coronavírus já levou muitos brasileiros – e sentimos muito por isso. Queremos entender que fatores contribuem para essas mortes. Conhece alguém que faleceu por causa da doença? Conte para nós

O coronavírus já levou muitos brasileiros – e sentimos muito por isso. Queremos entender que fatores contribuem para essas mortes. Conhece alguém que faleceu por causa da doença? Conte para nós

24 de junho de 2020
21:03
Este texto foi publicado há mais de 2 anos.

Enquanto a pandemia se agrava, o governo Bolsonaro tenta esconder os dados sobre o novo coronavírus no Brasil. Infelizmente, já somos o segundo país com mais casos e mortes por Covid-19 no mundo, sem contar as pessoas que morreram e sequer foram testadas.

Nós queremos entender que fatores – como raça, gênero, e profissão – podem ter contribuído para essas mortes e investigar que problemas essas pessoas enfrentaram ao buscar atendimento médico.

Você conhece alguém que morreu por causa da Covid-19? Em primeiro lugar, nós sentimos muito pela sua perda. Sabemos que você pode ainda estar em luto. Caso esteja disposto a compartilhar sua história, responda ao questionário abaixo e nos ajude a investigar. Se preferir, fale diretamente conosco pelo email participe@apublica.org. Esses relatos serão o ponto de partida para as reportagens do projeto Investigação participativa: coronavírus, a primeira investigação participativa lançada pela Agência Pública.

Questionário

Uma informação importante sobre a sua privacidade: nós da Agência Pública garantimos que suas informações pessoais estarão seguras e não serão compartilhadas ou publicadas sem a sua permissão explícita.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

Leia também

Seis coisas que você precisa saber sobre investigações participativas

25 de junho de 2020 | por e

Nós, da Agência Pública, estamos abrindo novos canais para que o público nos envie relatos, denúncias e sugestões de pauta. Entenda como você pode nos ajudar a investigar e por que a sua participação é importante

Investigação Participativa: Coronavírus

25 de junho de 2020

Ajude a Pública a investigar as desigualdades que marcam a pandemia no Brasil

Inscrições abertas para as Microbolsas Petróleo e Mudanças Climáticas

10 de novembro de 2022 | por

Em parceria com o WWF-Brasil, a Pública vai contemplar quatro pautas com bolsas de R$ 8 mil e mentoria

Mais recentes

Doadores bancaram R$ 8 milhões para eleição de políticos da tropa de choque bolsonarista

7 de dezembro de 2022 | por

Mapeamos os principais doadores de 30 dos deputados federais do PL mais alinhados com o bolsonarismo

“PL do Lobby” aprovado na Câmara prejudica fiscalização de esquemas como as rachadinhas

5 de dezembro de 2022 | por

Proposta derruba resolução que permite o monitoramento das contas de pessoas próximas a políticos, ministros e juízes

Questões da Transição: Por dentro da guerra entre Trump e seus generais

1 de dezembro de 2022 | por , e

Como o general Mark Milley e outros lidaram com a ameaça à segurança nacional representada por Trump após a derrota