Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Defesa de Arthur Lira faz nova investida contra Agência Pública

Podcast e coluna sobre reportagem censurada foram retirados do ar a pedido da justiça

Da Redação
11 de janeiro de 2024
13:44

Há quatro meses a Agência Pública foi obrigada pela Justiça a retirar do ar reportagem publicada em junho de 2023 sobre o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL). Agora, em uma nova investida da defesa do deputado, a Justiça nos obrigou a tirar do ar mais dois conteúdos que repercutiam a reportagem: o episódio número 78 do podcast Pauta Pública e a coluna de nossa diretora-executiva, Marina Amaral, publicada no dia 24 de junho de 2023.

A decisão monocrática que determinou a remoção da reportagem em setembro de 2023 foi proferida pelo desembargador Alfeu Gonzaga Machado, da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.  

A reportagem censurada trazia novas acusações da ex-esposa do deputado federal, Jullyene Lins, sobre fatos graves que teriam ocorrido no ano de 2006 e que não foram analisados pelo STF.

Assim como todas as nossas matérias, a reportagem em questão foi feita com base em documentos judiciais e fontes que deram seu depoimento sobre os fatos, teve propósito informativo e de interesse público, sem qualquer ofensa a quem quer que seja. 

Da mesma forma, os conteúdos retirados do ar neste mês de janeiro tinham o objetivo de repercutir e divulgar a reportagem para os públicos dos diferentes canais da Agência Pública, estratégia que utilizamos frequentemente para disseminar nosso trabalho.

Em atenção à determinação da Justiça, retiramos o episódio 78 do Podcast Pauta Pública das plataformas de streaming, do Youtube e de nosso site, assim como suas divulgações nas redes sociais. Também retiramos do ar a coluna de Marina Amaral que comentava a reportagem. 

Mais uma vez, reiteramos a lisura da reportagem e repudiamos a censura e a violação da liberdade de imprensa, um preceito constitucional tão caro para as democracias.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes