Buscar
Coluna

Uma notícia sobre Gaza que não deve ser ignorada

Relatório da ONU denuncia torturas a funcionários da UNRWA em Gaza por Israel, incluindo espancamentos e waterboarding

Coluna
12 de março de 2024
06:00
Ouça Natalia Viana

Natalia Viana

12 de março de 2024 · Relatório da ONU denuncia torturas a funcionários da UNRWA em Gaza por Israel, incluindo espancamentos e waterboarding

0:00

Quer receber os textos desta coluna em primeira mão no seu e-mail? Assine a newsletter Xeque na Democracia, enviada toda segunda-feira, 12h. Para receber as próximas edições, inscreva-se aqui.

Flood the zone with shit” ou “ou inundar a opinião pública de merda” é um dos mantras de Steve Bannon, guru da extrema direita populista global. Bannon foi um dos que perceberam que, na era digital em que produzir conteúdo é tão barato, em vez de esconder a verdade, a melhor maneira de manipular a opinião pública é oferecer tanta, mais tanta informação, que o ruído causado pela enxurrada impede que a maioria das pessoas entenda o que de fato é importante.   

A estratégia é apenas uma reedição de um clássico das relações públicas, a criação de “cortinas de fumaça” destinadas a desviar a atenção de determinada notícia que, se veiculada, causaria enorme prejuízo; vale para empresas, políticos, organizações ou países.   

Guardadas as devidas proporções, também assistimos a essa enxurrada de informações vindas dos dois fronts de guerra que se desenrolam atualmente, na Ucrânia e em Israel.

A arte da guerra sempre dependeu da disputa narrativa, e também se vale do fato de que inundar o debate público de informações desencontradas é, hoje, extremamente barato. 

Na cacofonia do excesso de informações digitais, lances importantes sobre o desenrolar dessas histórias acabam se perdendo. Chamo atenção para um deles. 

Na semana passada, a agência de notícias Reuters publicou uma matéria de extrema importância para quem segue o teatro da guerra de Israel. Um relatório feito pela agência da ONU encarregada de atender os refugiados em Gaza, a UNRWA, descreveu que funcionários da agência foram detidos por forças israelenses e sofreram torturas, como espancamentos, waterboarding – forma de tortura que simula afogamento – e ameaças aos seus familiares, para que confessassem terem ligações com o Hamas. 

“Os membros da equipe da agência foram sujeitados a ameaças e coerção pelas autoridades israelenses durante a detenção e pressionados a fazer declarações falsas contra a agência, incluindo que a agência tem afiliações com o Hamas e que membros da equipe da UNRWA participaram das atrocidades de 7 de outubro de 2023”, diz o relatório.

A matéria da Reuters avisa que a UNRWA “negou-se” a dar as transcrições das entrevistas para serem revisadas pelo jornalista – um pedido que em si só demonstra cabalmente como tudo que vem da Palestina é tido como mentira a priori.

Eu não vi o tal relatório, e menos ainda as transcrições, e acho que ele deve ser lido com ceticismo, assim como as alegações de Israel. Mas chamo atenção para ele, justamente porque o ceticismo, nesta guerra, tem dois pesos e duas medidas. 

Toda a história envolvendo as acusações contra a agência da ONU tem sido utilizada como uma narrativa militarizada a favor de Israel. Uma narrativa que, como veremos, tem sido distribuída em momentos estratégicos em que o Estado israelense quer desviar a atenção.  

Lembremos. A denúncia de Israel a respeito de 12 funcionários da ONU que teriam participado do atentado terrorista do ano passado passou a ser ventilada no mesmo dia em que a Corte Internacional de Justiça, em Haia, emitiu uma decisão provisória sobre acusações de genocídio feitas pela África do Sul. A corte ordenou que Israel agisse para evitar a prática de genocídio pelos seus soldados e permitisse a entrada de ajuda humanitária. 

O ministro de Defesa de Israel, Yoav Gallant, passou a aparecer em canais e dar declarações a jornais, despejando a conta-gotas detalhes das acusações. Falou à Fox News no dia 10 de fevereiro; no dia 15, o seu ministério publicou os nomes dos 12 acusados a toda a imprensa, alimentando um ciclo noticioso.   

Ao receber a denúncia, o comissário-geral da UNRWA , Philippe Lazzarini, imediatamente demitiu os funcionários e iniciou uma investigação sobre o caso. Isso não impediu 16 países de suspender o financiamento para a agência. 

Na guerra informacional, timing é tudo.  

A notícia tornou-se o escândalo da vez e “flodou” o noticiário. 

A agência da ONU chegou a publicar um esclarecimento que ninguém leu sobre como verifica se seus funcionários têm ligação com facções políticas:

Assim como qualquer outra organização da ONU, a UNRWA realiza verificações detalhadas de referências para qualquer funcionário que a Agência recrute. 

Além disso, a UNRWA compartilha os nomes, números de funcionários e funções de todos os membros da equipe a cada ano nas cinco áreas de operações com as autoridades locais (Líbano, Jordânia, Síria e Autoridade Palestina) e, para a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e Gaza, com Israel como potência ocupante. Isso significa que, a todo momento, os Estados anfitriões e Israel estão totalmente informados e cientes dos detalhes de todos os membros da equipe que trabalham para a UNRWA. Outros Estados-Membros da ONU também recebem essas listas mediante solicitação.

Os nomes das doze pessoas contra as quais foram feitas alegações foram compartilhados várias vezes com Israel e outros Estados-Membros. Até janeiro de 2024, a UNRWA não havia recebido nenhuma indicação das autoridades relevantes sobre qualquer envolvimento de seus funcionários em grupos armados ou militantes. Além disso, a Agência verifica seus funcionários semestralmente em relação à Lista Consolidada de Sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Mas de que se trata tais acusações? Com base em um dossiê entregue por Israel ao governo americano, o New York Times escreveu uma reportagem reveladora. 

Segundo ela, dos 12 acusados, sete davam aulas em escolas da UNRWA em Gaza, ensinando disciplinas como árabe e matemática. Outros dois trabalhavam nas escolas, na área administrativa. 

A acusação mais detalhada, segundo o New York Times, diz respeito a um conselheiro escolar que é acusado de ter coordenado com o próprio filho para sequestrar uma israelense. 

No entanto, a reportagem afirma que o jornal conseguiu corroborar a identidade apenas de um dos acusados. 

A UNRWA é uma das maiores empregadoras em Gaza, com mais de 13 mil funcionários, em sua maioria palestinos. É, também, a agência que consistentemente denuncia, com dados confiáveis, a situação de calamidade. Seu último boletim relata que 1,7 milhão de pessoas, mais de 75% da população de Gaza, teve que sair de suas casas. Cento e sessenta e dois funcionários da agência já morreram devido aos bombardeios. 

Mais de um mês depois, a dúvida sobre a veracidade daquelas acusações permanece.   

Agora, o Canadá e a Suécia anunciaram que retomarão o financiamento à agência. A retomada também recebeu pouca atenção na imprensa.  

Nos Estados Unidos, por sua vez, país que era o maior doador da agência, será difícil voltar atrás em um ambiente tão polarizado. Um exemplo disso é o fato de que o comitê de assuntos internacionais do congresso americano votou por aprovar uma nova lei que proibiria permanentemente qualquer financiamento à UNRWA. 

Ou seja: mesmo que se descubra que as acusações eram infundadas – e, quem sabe, o relatório da ONU estava certo –, o dano está feito.

Seja qual for a verdade.  

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Aviso

Este é um conteúdo exclusivo da Agência Pública e não pode ser republicado.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes