Buscar
Podcast

O golpismo no meio do caminho – com Camila Rocha

Podcast aborda os desdobramentos e pedras no sapato das eleições mais importantes da história recente do Brasil

Ouça agora:

Podcast
4 de novembro de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 51 O golpismo no meio do caminho – com Camila Rocha

4 de novembro de 2022 · Podcast aborda os desdobramentos e pedras no sapato das eleições mais importantes da história recente do Brasil

0:00

O Brasil no último domingo elegeu, com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato, tornando ele o candidato mais votado da história do país. Em poucos minutos, autoridades internacionais e nacionais reconheceram o resultado do pleito, enquanto no palácio da alvorada, o candidato derrotado, Jair Messias Bolsonaro, se fechava no silêncio. Enquanto o barulho da festa tomava conta de diversos cantos do país, em outros, apoiadores do futuro ex-presidente, começavam suas buzinas e seus gritos de que não iriam aceitar o resultado das eleições. Sem nenhum tipo de declaração de Bolsonaro, nem para a imprensa e nem via redes sociais por mais de 44 horas, a situação escalou para bloqueios de vias por todo o país, com pessoas pedindo intervenção militar abertamente.

Vale lembrar que essa empreitada pelas estradas com intenção de causar uma ruptura institucional começou durante o próprio domingo, com a Polícia Rodoviária Federal cometendo ações ilegais em estados onde Lula era favorito, e se desenrola até os vídeos recentes que mostram policiais praticamente dando suporte aos apoiadores de Bolsonaro. Em resumo: as eleições passaram, mas o golpismo já se coloca no meio do caminho. Para discutir esses acontecimentos, analisar como chegamos até aqui e refletir sobre desdobramentos para o futuro, o Pauta recebe a cientista política Camila Rocha, que também é pesquisadora no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap e autora do livro Menos Marx e Mais Misés – liberalismo e a nova direita no Brasil.

ELON MUSK é parça de Bolsonaro, Trump e benfeitor na Amazônia e no Rio Grande do Sul? Já se perguntou quais são as intenções de Elon Musk no Brasil? A Pública vai investigar os interesses e negócios do homem mais rico do mundo em nosso território. O magnata da tecnologia mundial promove desinformação e já é investigado por órgãos públicos em diversos países. O jornalismo independente da Pública pode trazer revelações inéditas sobre Elon Musk. Mas um trabalho desse tamanho só pode ser realizado com a ajuda de nossos leitores. Por isso precisamos de, pelo menos, 700 novos Aliados ao nosso lado nesta investigação, que vai render uma série de reportagens especiais.

Clique aqui e faça parte desta investigação!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes