Buscar
Podcast

O golpismo no meio do caminho – com Camila Rocha

Podcast aborda os desdobramentos e pedras no sapato das eleições mais importantes da história recente do Brasil

Ouça agora:

Podcast
4 de novembro de 2022
08:00
Este artigo tem mais de 1 ano

EP 51 O golpismo no meio do caminho – com Camila Rocha

4 de novembro de 2022 · Podcast aborda os desdobramentos e pedras no sapato das eleições mais importantes da história recente do Brasil

0:00

O Brasil no último domingo elegeu, com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato, tornando ele o candidato mais votado da história do país. Em poucos minutos, autoridades internacionais e nacionais reconheceram o resultado do pleito, enquanto no palácio da alvorada, o candidato derrotado, Jair Messias Bolsonaro, se fechava no silêncio. Enquanto o barulho da festa tomava conta de diversos cantos do país, em outros, apoiadores do futuro ex-presidente, começavam suas buzinas e seus gritos de que não iriam aceitar o resultado das eleições. Sem nenhum tipo de declaração de Bolsonaro, nem para a imprensa e nem via redes sociais por mais de 44 horas, a situação escalou para bloqueios de vias por todo o país, com pessoas pedindo intervenção militar abertamente.

Vale lembrar que essa empreitada pelas estradas com intenção de causar uma ruptura institucional começou durante o próprio domingo, com a Polícia Rodoviária Federal cometendo ações ilegais em estados onde Lula era favorito, e se desenrola até os vídeos recentes que mostram policiais praticamente dando suporte aos apoiadores de Bolsonaro. Em resumo: as eleições passaram, mas o golpismo já se coloca no meio do caminho. Para discutir esses acontecimentos, analisar como chegamos até aqui e refletir sobre desdobramentos para o futuro, o Pauta recebe a cientista política Camila Rocha, que também é pesquisadora no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap e autora do livro Menos Marx e Mais Misés – liberalismo e a nova direita no Brasil.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes