Vamos juntos abrir a caixa-preta do Bolsonaro?
Nota: Este é um episódio especial. O Pauta Pública retorna oficialmente para sua nova temporada no dia 03 de fevereiro, com Andrea Dip e Clarissa Levy trazendo conversas que ajudam a explicar o Brasil.
Como foi o julgamento do processo administrativo contra o ex-ministro da saúde, o general Eduardo Pazuello? Qual foi o critério para as mudanças no Enem? Quais foram as ações secretas da antiga Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República? Quem foram os responsáveis pela desastrosa condução da pandemia e qual foi o papel de cada um? Para reconstruir a memória do que ocorreu no Brasil nos últimos 4 anos e entender quem deve ser responsabilizado, não basta somente a quebra do sigilo de informações, é preciso jornalismo investigativo: analisar dados, cruzar informações, checar, fazer com que essas revelações contem uma história. A Agência Pública quer dedicar uma equipe para fazer isso. Queremos abrir a caixa-preta do Bolsonaro e colaborar para que seja cumprido o apelo do público durante a posse do presidente Lula: “Sem anistia!”. Como parte dessa campanha, lançada em dezembro, a Pública promoveu conversas no Twitter Spaces com jornalistas da casa e convidados especiais que falaram sobre Lei de Acesso à Informação, responsabilização, transparência e expectativas do que poderemos encontrar daqui para frente se os sigilos forem quebrados. Nesse episódio, que tem como convidada Paula Bianchi, editora na Pública, traremos trechos desses papos, que foram mediados por ela e que contaram com a participação de Marina Atoji, da Transparência Brasil, Juliana Dal Piva, repórter do UOL e criadora do podcast “A Vida Secreta de Jair”, Maurício Dieter, professor de Direito da USP, Sheila de Carvalho, jurista que participou da equipe de transição e agora será assessora especial do Ministério da Justiça no governo Lula e Breno Pires, repórter da revista Piauí e ex-jornalista investigativo do Estadão.
A campanha para abrir a caixa-preta do Bolsonaro está na reta final, mas precisamos da sua ajuda para tirar esse projeto do papel. Ainda dá tempo de apoiar acessando aliados.apublica.org e escolhendo a melhor forma de contribuir.