Buscar
Da Redação

Vídeo: Para além da estatística

Assista ao vídeo produzido pelos alunos da série de workshops Direitos em Rede, realizada pela Pública no Grajaú ao longo do ano

Da Redação
29 de outubro de 2015
09:16
Este artigo tem mais de 10 anos
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.
IMG_0117
Os alunos, durante a produção do vídeo

Grajaú, São Paulo. CEU Vila Rubi, março de 2015. Já eram 19h30 da noite e a sala do Telecentro estava cheia de jovens concentrados, atentos e com muita vontade de aprender e produzir. Assim começou o primeiro encontro do Projeto Direitos em Rede, realizado pela Pública com apoio do Edital Redes e Ruas da Prefeitura de São Paulo.

A nossa ideia era ensinar aos alunos como abordar as questões de direitos humanos no fazer jornalístico, compartilhando a experiência da Pública em produção de vídeos. Queríamos fomentar uma produção midiática a partir do olhar de jovens interessados em expor a sua visão da cidade. Um desafio e tanto.

Como responsável pelo trabalho, comecei lendo para os alunos a Declaração Universal dos Direitos Humanos com o objetivo de eleger um tema para investigarmos coletivamente. Mas, para minha surpresa, não foi preciso discutir muito. Em pouco tempo todos já sabiam o que queriam: abordar o genocídio da juventude negra e pobre da periferia.

A pesquisa de fontes e dados não foi um problema. A maioria deles já tinha os números na ponta da língua – além de conhecerem, infelizmente, pessoas que fazem parte dessa triste estatística de violência do Estado. Alguns integrantes do grupo frequentam as reuniões da Comissão da Verdade da Democracia, estavam engajados em campanhas contra a redução da maioridade penal, em coletivos cineclubistas, no Fórum de Hip Hop, no Fórum de Cultura do Grajaú, ou todos esses grupos ao mesmo tempo. Encontrei nos alunos do curso uma juventude politizada e engajada, daquelas de fazer fé na humanidade.

Todos dividiam a mesma preocupação: como fugir das estatísticas e mostrar as pessoas por trás desse drama? A forma encontrada foi contar a história de Wiverson, jovem, negro, morto pela PM aos 23 anos em janeiro deste ano. Wiverson estava foragido da cadeia após o indulto de Natal. Wiverson foi morto suopstamente num confronto com a polícia, mas não se sabe como isso aconteceu. Ele é mais um dentre centenas de casos.

Quem trouxe a sua história para o grupo foi Rodolfo, um vizinho criado com ele quase como irmão. A determinação de Rodolfo em contar a história convenceu a todos. Mas como falar do tema? O grupo queria fugir das coberturas noticiosas em que as mortes de jovens relatadas sempre ressalvam que “a vítima tinha ligação com o tráfico”, tornando, assim, as mortes mais “palatáveis”. E escolheu um caminho diferente: humanizar a vítima, mostrar quem era Wiverson e seus dilemas, iguais aos de tantos outros jovens: as dificuldades de ser jovem na periferia, a difícil escolha da criminalidade.

Foi trabalhoso, mas não foi difícil. O envolvimento da galera facilitou tudo. “Vamos pensar o roteiro!”; “Vamos gravar!”; “Vixe, não vejo a hora!”; “Domingo de manhã? Sem problema!”; “Deixa que eu filmo…”, repetiam com entusiasmo. O resultado está aí. Para além da estatística trata de um tema inadiável e complexo por meio de um testemunho sensível e humano. Assista:

https://player.vimeo.com/video/143873468

 

Para além da estatística from Agência Pública on Vimeo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 234 “STF em ponto de não retorno” – com Eloísa Machado de Almeida

Coordenadora do grupo de pesquisa Supremo em Pauta analisa a crise do STF e os desafios da recuperação de credibilidade

0:00

Leia também

396 mortes pela PM paulista: as histórias por trás dos BOs

|

A Pública analisou todos os boletins de ocorrência das mortes cometidas por policiais militares em 2014: roubos motivaram 86% das operações letais; nesses casos, 17 PMs ficaram feridos e nenhum morreu

Meio complicado

Notas mais recentes

Campanha de Flávio ignora relação com Vorcaro e tenta associar briga no STF a Lula


STF define rumo do embate Moraes x Mendonça, e TSE lida com prazos finais para as eleições


Instituto de André Mendonça é alvo de representações para investigar irregularidades


Com despesas pagas pelos EUA, ida de procurador a evento sobre Irã é cancelada pela PGR


Semana tem presidenciáveis no 7 de setembro e STF na apuração sobre denúncias de ministros


Leia também

396 mortes pela PM paulista: as histórias por trás dos BOs


Meio complicado


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Lucas Kallas, da Cedro Participações

Exclusivo: Decreto de Romeu Zema beneficiou mineradora de Lucas Kallas, ligado a Vorcaro

|

Então governador autorizou uso minerário em fevereiro para expansão da Cedro; empresa alega que rito foi legal

Com pai, marido e irmão presos, Natália Vorcaro Zettel segue à frente de 54 empresas

|

Irmã de Daniel Vorcaro é alvo de representação no MPF por suspeita de lavagem de dinheiro

Recordar é votar: 13 investigados pela CPI da Covid disputam eleições neste ano

|

Apontados pelos senadores por diversos crimes durante a pandemia concorrem a cargos – de deputado estadual a presidente

Pessoas negras são alvo da maioria dos gastos com prisões em 25 estados e DF, diz estudo

|

Para advogada do Justa dado demonstra seletividade penal e políticas estaduais com lógica punitivista

Brasília (DF), 07/05/2025 - Reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara para votar requerimento que pede a suspensão de ação penal contra o deputado Ramagem.Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Esposa de Ramagem usa verba de campanha para ex-assessora e irmã de Allan dos Santos

|

Candidata a deputada federal exilada nos EUA repassou R$80 mil a empresa de ex-assessora de Ramagem em agosto

Policiais candidatos fazem autopromoção no YouTube e podem lucrar com violência e machismo

|

Estudo estima monetização de 15 influenciadores; agente eleito não pode se apresentar como policial, diz governo de SP

Bolsonaristas capturam perfis nas redes para inflar apoio religioso a Mendonça

|

Contas no Instagram trocam de nome para enaltecer juiz e simular apoio popular — prática conhecida como ‘astroturfing’

Mãe que perdeu o filho para as bets pede proibição em encontro com Lula

|

Professora mineira foi ouvida pelo presidente após reportagem da Pública motivar projetos de lei e investigação no MPF

Câmeras Smart Sampa

Câmeras, IA e repressão unem candidatos dos estados com polícias mais letais do país

|

Esquerda, direita e extrema direita propõem mais tecnologia e inteligência na segurança, mas ignoram violência policial

Ministra Cármen Lúcia dá o tom do dia no STF: “não garantimos o rigor que deveríamos”

|

Sessão do Supremo para avaliar se Alexandre de Moraes seria investigado acaba com pedido de vista e troca de farpas