Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Há países mais corruptos que o Brasil?

Checamos a afirmação de que existem lugares com maior grau de corrupção, feita pelo juiz Sérgio Moro em uma comissão da Câmara dos Deputados na quinta-feira (4)

Checagem
5 de agosto de 2016
17:31
Este artigo tem mais de 7 ano

“Corrupção existe no mundo inteiro, em maior ou menor nível, e existem países com níveis de corrupção piores do que os nossos.” – juiz Sérgio Moro, em audiência pública na comissão especial do PL 4850/16, que estabelece 10 medidas de combate à corrupção.

Correto
Correto

O Brasil está, de fato, longe de ser o país mais corrupto do mundo. Em 2015, atingiu a 76ª menor pontuação em um ranking de corrupção que avaliou 168 países. Elaborado pela Transparência Internacional, o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) do Brasil foi de 38 pontos, em uma escala de 0 a 100, longe do topo da lista – Dinamarca (91), Finlândia (90) e Suécia (89) – mas também distante dos mais corruptos – Afeganistão (11), Coreia do Norte (8) e Somália (8).

Apesar de estar no meio da tabela, o índice caiu em relação a 2014 – quando o Brasil alcançou 43 pontos e ficou em 69º menos corrupto do mundo. Os 38 pontos de 2015 não só foram a pior pontuação do país no ranking, como a queda de cinco pontos em comparação ao ano anterior foi a maior registrada entre todos os países. O índice, cabe destacar, avalia somente o setor público.

O outro ponto citado pelo juiz Sérgio Moro na Câmara dos Deputados também se revela verdadeiro. Embora tenham índices bem mais elevados que o do Brasil, somente 12 países tiveram pontuação superior a 80 em 2015. Nove pontos separam a Dinamarca (91), primeira colocada, da “perfeição”.

Além disso, como explica a própria Transparência Internacional, responsável pela elaboração do IPC, “só porque um país tem um setor público limpo em casa, não significa que ele não esteja ligado à corrupção em outros lugares”. A ONG cita o caso do Estado sueco, que possui 37% de uma empresa acusada de pagar milhões de dólares em propina no Uzbequistão.

Assim, mesmo os países mais bem colocados no ranking do IPC têm espaço para evoluir no combate à corrupção. Isso, somado ao fato de que apesar da queda no ranking global do IPC, o Brasil ainda está à frente de muitos países, revela como correta a fala do juiz Sérgio Moro aos deputados. Desta forma, a afirmação de Moro está correta e recebe a carta Zap! do Truco no Congresso – projeto de fact-checking da Agência Pública, feito em parceria com o Congresso em Foco. Procurada, a assessoria da Justiça Federal no Paraná não se manifestou.

O juiz Sérgio Moro, que participou de audiência pública sobre projeto contra corrupção
O juiz Sérgio Moro, que participou de audiência pública sobre projeto contra corrupção. Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes