Agência de Jornalismo Investigativo

Truco no Congresso

O Truco no Congresso foi um projeto realizado pelas equipes da Agência Pública e do Congresso em Foco.

Instituição mais poderosa do poder Legislativo, um dos três poderes da República, o Congresso Nacional chega ao seu 26º ano desde a redemocratização proclamando sua independência dos outros poderes como “nunca antes nesse país”.

Desde o início dessa legislatura, a Câmara dos Deputados, presidida por Eduardo Cunha, e o Senado, presidido por Renan Calheiros, ambos do PMDB, têm reivindicado – e logrado – um lugar de destaque na condução política do país e no noticiário nacional.

Acompanhar de perto, monitorar e checar o trabalho dos deputados federais e senadores torna-se portanto ainda mais essencial para o cidadão compreender e participar do debate sobre os rumos do país.

Por isso, a Agência Pública e o Congresso em Foco unem forças para lançar o Truco no Congresso, um projeto de fact-checking permanente sobre o dia a dia parlamentar inspirado no jogo de cartas “Truco”.

No Truco no Congresso, checamos as frases mais relevantes apresentadas pelos congressistas dentro e fora do plenário, cruzamos dados referentes ao que foi dito e verificamos os projetos de lei apoiados pelas bancadas. Então distribuímos as cartas correspondentes, deixando claro para o leitor até que ponto o que os parlamentares dizem é verdadeiro, se o contexto correto muda a informação ou se o que falam é simplesmente um blefe.

Além das cartas, todas as semanas vamos “pedir o Truco” a alguns congressistas, um desafio público para que expliquem melhor falas, dados ou promessas polêmicas.

Também podemos discordar frontalmente dos parlamentares quando acharmos suas propostas perigosas para a democracia e direitos humanos. Aí vamos carimbar a carta “Que medo!”, sempre com uma materinha explicando o porquê.

Ao verificar esses dados, nosso objetivo é melhorar a qualidade do debate e estimular os eleitores a questionar o discurso dos congressistas. Para isso, vamos sempre convidar o público a participar, dando sua opinião e contribuindo com dados relevantes sobre cada tema.

As cartas estão lançadas! Venham jogar conosco.

Neste especial

Uma nova jogada do Truco

15 de fevereiro de 2017 | por

Projeto de checagem da Agência Pública entra em nova fase, com novo sistema de classificação e maior abrangência, para dar conta da avalanche de dados falsos

Sessão extraordinária da Câmara dos Deputados no dia 15 de dezembro

| De olho | Câmara vota renegociação da dívida dos estados

18 de dezembro de 2016 | por

Deputados examinam proposta que foi alterada pelo Senado e torna o processo mais rígido; parlamentares entram em recesso e voltam a trabalhar só dia 2 de fevereiro

Exagerado, distorcido ou discutível

Afinal, quantos casos de abuso de autoridade foram registrados?

15 de dezembro de 2016 | por

Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que foram denunciados 21 mil casos em 2015; checamos os dados do Conselho Nacional de Justiça

Congresso anailisa PEC do teto de gastos, uma das principais propostas do presidente Michel Temer (PMDB)

| De olho | Senado tem votação final da PEC dos gastos

11 de dezembro de 2016 | por

Na última semana antes do recesso, Congresso também analisa supersalarios, reforma da Previdência e Orçamento do ano que vem

Exagerado, distorcido ou discutível

Quantos partidos existem, estão no Congresso ou podem ser criados?

6 de dezembro de 2016 | por

PEC da reforma política prevê clausula de barreira, medida que pode causar a redução do número de legendas

Renan Calheiros e o juiz federal Sérgio Moro, em debate sobre o projeto que define o crime de abuso de autoridade

| De olho | Sob pressão, Renan deve pautar projeto sobre abuso de autoridade

4 de dezembro de 2016 | por

Em sua primeira semana no Senado como réu, presidente do Congresso enfrenta pressão popular contra iniciativa que define punições para membros do Judiciário e do Ministério Público

Correto

Brasil paga volume de juros maior que outros países

30 de novembro de 2016 | por

PEC do teto de gastos não reduzirá problema; dados mostram que outros governos administram melhor a dívida, mesmo quando é mais alta

O ex-ministro da CGU, Jorge Hage Sobrinho, acredita que as medidas contra a corrupção poderiam avançar mais

Pacote anticorrupção não enfrenta desvios nas estatais

29 de novembro de 2016 | por

Para Jorge Hage Sobrinho, ex-ministro da CGU, medidas não vão permitir uma fiscalização permanente das empresas

Geddel Vieira Lima e Marcelo Calero, conversam quando ainda estavam no governo sobre a Rio 2016

| De olho | Caso Geddel ameaça PEC dos gastos

27 de novembro de 2016 | por

Câmara volta a analisar projeto de 10 medidas contra a corrupção, sob pressão por tentar incluir anistia ao caixa 2 eleitoral

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em entrevista coletiva sobre o projeto das 10 medidas contra a corrupção

Checamos se as 10 medidas contra a corrupção anistiam o caixa 2

25 de novembro de 2016 | por

Frase do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), esconde as consequências de uma mudança no texto do projeto pelo plenário

A relatora da Comissão Especial do Extrateto, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), encarregada de elaborar uma proposta para dar fim aos chamados supersalários

| De olho | Supersalários, reforma política e pacote anticorrupção na pauta do Congresso

20 de novembro de 2016 | por

Proposta para limitar ganhos ao teto será analisada na terça, segundo a relatora, Kátia Abreu; no mesmo dia, Câmara tenta votar relatório do polêmico projeto de medidas contra a corrupção

O presidente Michel Temer durante entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura

5 deslizes de Temer ao falar do Congresso no Roda Viva

18 de novembro de 2016 | por , e

Ao destacar a boa relação com a base aliada na Câmara e no Senado, presidente distorceu dados e omitiu informações

Mais recentes

Baía 360

14 de maio de 2018

Uma série de videorreportagens em Realidade Virtual

Coleção Particular

27 de novembro de 2017

Produto do quarto LAB realizado na Casa Pública, este especial transmidia investiga o roubo de espaços públicos por agentes privados - muitas vezes com a conivência de governos.

Amazônia resiste

7 de novembro de 2017

O projeto “Amazônia Resiste” é uma ampla investigação jornalística da Agência Pública sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo.

Truco!

Mesmo atrasado, projeto da avenida João Paulo II não custou R$ 86 mi por quilômetro

23 de outubro de 2018

Cálculo feito pelo candidato Helder Barbalho (MDB) não é correto, dizem especialista em planejamento e Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano, responsável pela obra.

Em ranking de bancos de 2017, Banpará esteve entre líderes

23 de outubro de 2018

A classificação consta no Anuário Finanças Mais publicado em 2017. No entanto, o levantamento mais recente mudou a metodologia e o Banco do Estado do Pará não é considerado no ranking geral.

Certo, Anastasia: PIB de Minas e do Brasil eram bem melhores em 2010

22 de outubro de 2018

Anastasia acerta cenário econômico há 8 anos, quando governou o estado após a saída de Aécio Neves; Lula era presidente

Explore também

Truco Eleições Municipais 2016

1 de setembro de 2016

Projeto de checagem de informações (fact-checking) da Agência Pública, baseado no jogo de cartas truco. Selecionamos e verificamos frases dos cerca de 50 candidatos a prefeito em cinco capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém – durante a disputa eleitoral de 2016.

Especial África

22 de fevereiro de 2016

Ao longo de seis meses, nossas equipes investigaram a atuação de duas gigantes brasileiras na África lusófona. Em Moçambique, investigamos o corredor de ferro da mineradora Vale; em Angola, a atuação e o poder da construtora Odebrecht.

WikiLeaks – Spy Files

4 de setembro de 2013

Informações coletadas pelo WikiLeaks e compartilhadas com a Agência Pública mostram que diretores das maiores empresas do ramo teriam visitado países campeões em violações de direitos humanos como Omã, Malásia e Guiné Equatorial.