Buscar
Nota

Prefeitos se reúnem com Lula em Brasília e Senado apresenta relatório sobre bets

9 de fevereiro de 2025
18:00

Nesta terça-feira (11), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) reúne gestores municipais de todo o país, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e alguns de seus ministros.

A Câmara recebe nesta semana um seminário sobre a regulamentação e implementação de marcos legais para a transição energética, com a presença de representantes do governo e pesquisadores, enquanto o Senado promove reunião da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas na qual será feita, na quarta-feira (12), a leitura do relatório criado a partir das audiências públicas realizadas em 2024. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre a validade da revista íntima vexatória em visitantes de presídios. Na última sessão, o ministro Edson Fachin, relator do caso, votou contra a retirada de roupas íntimas para inspeção corporal sem justificativa, defendendo o uso de equipamentos como scanners e raios X. Já o ministro Alexandre de Moraes abriu divergência em seu voto, argumentando que a suspensão das revistas poderia inviabilizar visitas em presídios sem tais equipamentos. Ainda são esperados outros nove votos.

Também estão na agenda da semana de 10 a 14 de fevereiro:

Direitos Humanos 

  • STF
    • Revista íntima (12/2): Retoma o julgamento sobre a validade de provas obtidas em revistas íntimas em presídios. São esperados mais nove votos sobre o tema.

Meio ambiente

  • Câmara
    • Transição energética (Ceenerg, 11/2, 14h30): Seminário aborda a descarbonização profunda dos setores industriais e do próprio setor de energia, passando pelos meios de transporte, e o uso do hidrogênio verde.

Política 

  • Prefeitos encontram Lula (11 a 13/2, 9h): Durante evento coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Lula encontra prefeitos de todo o país para informar os gestores municipais sobre programas e ações federais e alinhar a gestão às políticas públicas nacionais.
  • Câmara
    • Reconstrução no RS (Cedesnat, 12/2, 13h): Audiência busca obter informações detalhadas sobre os recursos aplicados, os projetos executados e as parcerias intergovernamentais desenvolvidas no âmbito da reconstrução após as enchentes que atingiram o estado em 2024.
  • Senado
    • Relatório das bets (CPIMJAE, 11/2, 15h): CPI apresenta relatório após audiências públicas em 2024. Os encontros abordaram prejuízos econômicos às famílias e a dependência patológica causada por jogos de azar.

Para ficar de olho

  • Governo deve apresentar projetos prioritários. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo pretende apresentar pacote de projetos prioritários para os próximos dois anos, incluindo a regulação das redes sociais e propostas para a educação. 
  • AGU pede ao STF celeridade em julgamento sobre plataformas. Na última sexta-feira (7), a Advocacia-Geral da União solicitou, em petição, julgamento acelerado sobre a regulamentação de redes sociais no Brasil e incluiu um relatório feito a partir de audiência pública realizada após a Meta ter anunciado mudanças na política de moderação da plataforma.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Notas mais recentes

Prefeitos se reúnem com Lula em Brasília e Senado apresenta relatório sobre bets


Órfãs ao avesso, mães de filhos assassinados pela polícia defendem ADPF das Favelas no STF


Roraima: Obra do PAC pode deixar indígenas venezuelanos sem teto


Congresso Nacional e STF retomam atividades; Câmara e Senado, já com os novos presidentes


Governo lança política de sustentabilidade para aeroportos e Copom avalia taxa de juros


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes