Buscar
Nota

Semana terá acareação em caso do golpe de 8/1 e decisão sobre direitos de crianças no STF

11 de agosto de 2025
04:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

Dois réus na ação que julga a trama golpista, que culminou com o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023, ficarão cara a cara na próxima quarta-feira (13) desta semana. O coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro, e o ajudante de ordens do ex-presidente tenente-coronel Mauro Cid farão uma acareação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da defesa de Câmara.

O objetivo seria confrontar versões divergentes sobre os ataques e sobre o suposto plano de assassinato de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio ministro Moraes. O procedimento é usado quando há contradições entre depoimentos, com o objetivo de esclarecer pontos da investigação.

Na quarta-feira (13), também no STF, haverá a análise da aplicação da Convenção de Haia sobre a Subtração Internacional de Crianças. As Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4245 e 7686 julgam se o tratado de 1980, incorporado pelo Brasil, está sendo aplicado de forma compatível com a Constituição de 1988 e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O debate envolve casos de repatriação de menores, especialmente em situações de violência doméstica, e busca definir se o princípio da proteção integral e garantias como o direito de defesa e a escuta da criança estão sendo devidamente respeitados.

Na terça-feira (12), o trabalho de comissões na Câmara dos Deputados supostamente volta a ocorrer, após um período de obstrução do plenário por parlamentares bolsonaristas que pressionaram os colegas para discutir a questão da anistia. O motim organizado por deputados de extrema direita e do Centrão foi encerrado após acordo para levar para a pauta da Casa ainda nesta semana a discussão da anistia e de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) revendo a questão do foro privilegiado.

Até a quarta (13), a corregedoria da Câmara deve indicar a punição para alguns parlamentares, que podem ser até afastados do mandato por seis meses, a exemplo de Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC) e Marvel van Hattem (Novo-RS). A avaliação inicial da punição caberá ao deputado Diego Coronel (PSD-BA), corregedor da Câmara.

Ainda é incerto como serão reconduzidas as demais pautas na Casa, mas entre os destaques da agenda está a provável votação da nova faixa de isenção para o Imposto de Renda e reunião da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) que vai debater o cenário de conflitos no campo.

Em 2024, houve 2.185 ocorrências violentas envolvendo disputas por terra, incluindo 13 assassinatos — o segundo maior número da década. Povos indígenas, posseiros, quilombolas e trabalhadores sem-terra foram os principais alvos desses confrontos, que também envolveram casos de resgate de pessoas em condições análogas à escravidão e denúncias de contaminação por agrotóxicos.

Estão na agenda da semana de 11 a 15 de agosto:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Violência no campo (CDHMIR, 12/8, 16h): Audiência pública vai abordar a violência no campo com base em dados do Caderno de Conflitos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do relatório sobre violência contra povos indígenas e do levantamento de conflitos por água.
    • Saúde mental (12/8, 14h): Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, o Auditório Freitas Nobre recebe mesa-redonda com a Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental e a Secretaria da Primeira Infância, Infância, Adolescência e Juventude da Câmara para discutir ações voltadas ao bem-estar psicológico de jovens.
    • Impactos da IA (CDHMIR, 14/8, 9h): Audiência pública discutirá os efeitos da inteligência artificial (IA) sobre os direitos humanos, com foco no desafio de conciliar, de forma transversal e interseccional, os direitos à saúde, educação, comunicação e segurança pública diante das inovações.
  • Senado
    • Mulheres frentistas (CDH, 11/8, 9h): Após denúncias encaminhadas à comissão, a audiência vai tratar das condições trabalhistas para mulheres frentistas no Brasil, que incluem assédios nos postos de trabalho, negativas de afastamento de grávidas em ambientes insalubres e demissões.
  • STF
    • Direito das crianças (13/8, 14h): O objetivo é julgar a constitucionalidade de impedir que crianças que vivem no exterior e sejam trazidas ao Brasil por um dos pais, sem a autorização do outro, sejam obrigadas a retornar ao país quando houver fundada suspeita de violência doméstica, mesmo quando não as envolve diretamente.

POLÍTICA

  • Haddad e as tarifas (13/8): O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá reunião virtual com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, após a imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Haddad afirmou que o objetivo do governo é abrir negociações e superar um desentendimento que, segundo ele, foi provocado pela extrema direita no Brasil.
  • Senado
    • Ministra comparece (CDR, 12/8, 9h30): Com o objetivo de debater políticas de integração nacional e desenvolvimento regional, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participa de audiência, na qual falará também sobre ações da pasta para o desenvolvimento sustentável.
  • STF
    • Acareação (13/8, 11h30h): Entre os pontos centrais que devem ser abordados estão: a afirmação de Cid de que Câmara teria acessado e manipulado minutas golpistas, a declaração de que Câmara monitorou de forma contínua Moraes, Lula e Alckmin, além do conhecimento sobre os motivos desse monitoramento.

Para ficar de olho:

  • PL que isenta o Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil deve ser votado. Segundo a CNN, a ministra de Relações Governamentais, Gleisi Hoffmann, afirmou em evento que a proposta será analisada pelo plenário da Câmara após ter sido bloqueada na semana passada.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Notas mais recentes

Fim da Escala 6×1 será votado no Senado em esforço concentrado antes do recesso eleitoral


Departamento de Guerra dos EUA investe 750 milhões de dólares em terras raras brasileiras


Prevenção sem repressão: Fóruns populares levam pauta de segurança pública a candidatos


Facebook não barra anúncios com desinformação sobre eleições brasileiras


Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira com apenas 4 candidatos a presidente


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Fiesp defende modelo inconstitucional de Bukele na segurança e afaga candidatos da direita

|

Candidato ao governo do Paraná, Sergio Moro promete presídio “El Salvador” durante abertura de evento em São Paulo

Mansões, carros de luxo, viagens: a vida de Eduardo Bolsonaro e Figueiredo nos EUA

|

Levantamento revela que ex-deputado e influenciador mantêm vida de alto padrão nos EUA

Como a caça conservadora ao voto feminino alimenta a violência contra a mulher

|

Fragilidade, hormônios e até intelecto: movimento tenta reduzir papel da mulher em ação violenta que começa no discurso

Com auxílio-reclusão restrito, famílias de encarcerados gastam R$ 4 bi por ano em visitas

|

Enquanto uma visita a presídio chega a custar mais de mil reais, Lei Antifacção diminui o acesso a benefício

Funai revê posição adotada no governo Bolsonaro e pede suspensão da licença de Belo Sun

|

Órgão agora cobra análise de 20 comunidades ignoradas e quer suspender licença retomada na Justiça em fevereiro de 2026
Imagem mostra ícones dos aplicativos de redes sociais da Meta em celular

Meta usa influenciadores para direcionar debate sobre proteção a crianças nas redes

|

No Brasil, empresa promove ideia de que as suas ferramentas são melhor que leis que proíbam o acesso dos mais jovens

Eleitores gerados por IA fazem campanha no TikTok e põem em xeque regra do TSE

|

Vídeos criados com IA em que eleitores declaram seus votos para presidente têm 7,4 milhões de views no TikTok

O método: como a extrema direita ataca professores para engajar eleitores

|

Gravações clandestinas e ataques online evidenciam como docentes são explorados politicamente desde 2022