Buscar
Nota

Bolsonaro depõe em investigação sobre Eduardo nos EUA, e STF retoma julgamento sobre redes

1 de junho de 2025
18:00
Este artigo tem mais de 1 ano
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento à Polícia Federal na quinta-feira (5), no âmbito do inquérito que investiga o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução de justiça e outros crimes. A investigação, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), apura as ações do deputado licenciado e atualmente vivendo nos Estados Unidos, onde teria atuado para atacar a Corte e tentar interferir no andamento do processo judicial envolvendo o pai.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a oitiva do ex-presidente por entender que ele seria beneficiário direto das ações do deputado e, segundo suas próprias declarações, teria contribuído com os custos da estada de Eduardo no país norte-americano.

O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar proposta que criminaliza a reaproximação voluntária do agressor em casos de violência doméstica, mesmo com o consentimento da vítima, na segunda-feira (2). 

Também está na pauta o PL 3097/24, que prevê sanções penais, administrativas e políticas a gestores estaduais e municipais que deixarem de transferir ou executar, em até 60 dias, recursos oriundos de emendas parlamentares. As punições incluem multa, detenção e possibilidade de impeachment por crime de responsabilidade.

O STF retoma na quarta-feira (4) o julgamento das ações que discutem a responsabilização das plataformas de redes sociais por conteúdos publicados por terceiros. A análise do caso estava suspensa desde dezembro, após pedido de vista do ministro André Mendonça. A retomada ocorre no mesmo período em que o governo Donald Trump anunciou, em 28 de maio, restrições de vistos a autoridades estrangeiras envolvidas em atos considerados “flagrantes de censura” a cidadãos e empresas de tecnologia norte-americanas.

Estão na agenda da semana de 2 a 6 de junho:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Reaproximação (PLEN, 2/6, 13h55): A proposta visa garantir maior segurança e efetividade das medidas protetivas, e justifica que vítimas podem ser pressionadas, coagidas ou influenciadas a consentir com a aproximação do agressor.

MEIO AMBIENTE

  • Câmara
    • Crimes ambientais (PLEN, 2/6, 13h55): Análise do PL 3339/2024, que endurece penas para crimes como incêndios florestais e poluição, além de criar agravantes para ações que dificultem serviços públicos ou envolvam múltiplos autores.
    • COP30 (CMADS, 2/6, 18h30): Mesa redonda em Ribeirão Preto (SP) debaterá a importância da COP30 para o Brasil e os impactos das mudanças climáticas nos municípios, com o objetivo de ampliar a conscientização e articular políticas públicas.

POLÍTICA

  • Brasil e França (4 a 9/6): O presidente Lula (PT) participa da Conferência da ONU sobre os Oceanos (Unoc), na França, e realiza visita de Estado, com reuniões bilaterais com o presidente francês Emmanuel Macron. São esperadas assinaturas de acordos econômicos e ambientais entre os países.
  • Depoimentos na PF (PF, 5/6, 15h): Além de Bolsonaro, a PF ouve o líder do PT, Lindbergh Farias, autor de representação criminal contra Eduardo Bolsonaro, e o comandante militar do Planalto durante os atos de 8 de janeiro, Gustavo Henrique Dutra, intimado pelo ministro Alexandre de Moraes.
  • Câmara
    • Sanção para gestor (PLEN, 2/6, 13h55): A proposta que deve ser votada pelo plenário prevê pena de até dois anos de detenção para gestores públicos por crimes de responsabilidade e multa de até 30% dos vencimentos anuais do agente público, além da possibilidade de cassação de mandato caso emendas parlamentares não sejam executadas dentro de dois meses.
  • STF
    • Regulação das redes (4/6, 14h): Corte julga constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que estabeleceu que plataformas só podem ser responsabilizadas se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar os conteúdos ilegais. Três ministros já votaram a favor da responsabilização.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Notas mais recentes

Deputadas de Minas pedem suspensão de decreto de Zema que beneficiou mineradora Cedro


Lula discursa na ONU e Conselho do Ministério Público avalia ações de Gonet no caso Master


Campanha de Flávio ignora relação com Vorcaro e tenta associar briga no STF a Lula


STF define rumo do embate Moraes x Mendonça, e TSE lida com prazos finais para as eleições


Instituto de André Mendonça é alvo de representações para investigar irregularidades


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Garimpo na Terra Indígena Baú em 2026.

Indígenas Kayapó se colocam em risco para bloquear garimpo ilegal na Terra Indígena Baú

|

Dois meses após operação da PF, número de invasores quadruplicou, dizem órgãos; há suspeita de participação de facções

Fazendas de IA inflam pauta da extrema direita com 255 perfis e mais de mil posts

|

Rede tem 58 milhões de visualizações e amplia alcance de posts pró-família Bolsonaro e ataques ao STF
Colagem com as fotos do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias e do diretor geral da PF, Andrei Rodrigues

Antes de mensagens vazadas, PF pediu sigilosamente para AGU conter Mendonça

|

Documentos indicam que o diretor-geral da PF acionou AGU contra uma ordem do então relator do caso Master
Presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante abertura da assembleia geral da ONU em Nova York em 2025

Escudo das Américas: iniciativa de Trump e de 14 países inclui cartel que não existe

|

O Cartel de Los Soles foi inventado pelo Departamento de Justiça de Trump, que depois voltou atrás

Empresa ligada ao Muralha Paulista é apontada como risco para dados sensíveis em Goiás

|

Órgãos de controle de São Paulo e Goiás questionaram contratos da Paladium para videomonitoramento nas ruas

Lula x Trump: presidentes defendem posições opostas em discursos na ONU

|

Líderes discordam sobre diplomacia, regulação da IA, soberania e guerras
Inauguração da ‘sala Google’ em Teresina, Piauí

“Usem muito Gemini”: Educação vira porta de entrada das Big Techs no Piauí

|

Com investimento de mais de R$ 90 mi, governo de Rafael Fonteles (PT) acelera dependência do ensino às multinacionais

O clã dos Cury

|

Apesar de Augusto Cury se dizer novo na política, o 3º colocado nas pesquisas vem de uma família há décadas no poder
Homem usando camiseta preta com estampa de uma caveira e os dizeres “Delegado Caveira Deputado Federal”, fazendo gestos com as mãos diante de um veículo

Segurança pública é foco de apenas 1 em cada 4 propostas da Bancada da Bala

|

Apesar de seus motes de campanha, deputados abordaram combate a violência em menos de um quarto de suas 2428 proposições