Buscar
Nota

STF interroga réus kids pretos sobre golpe e articulações tentam conter tarifaço de Trump

28 de julho de 2025
04:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) interroga, a partir desta segunda-feira (28), os réus kids pretos da denúncia referente à tentativa de golpe que culminou com o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os militares integram o núcleo 3 da denúncia, que reúne o suposto braço executor da trama golpista.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo formado por nove militares e um policial federal seria responsável pelo monitoramento de alvos e pela execução de planos de assassinato de autoridades. Entre eles estão os kids pretos e tenente-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo, apontados como integrantes do grupo “Copa 2022”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar, também na segunda, o programa Acredita Exportação, voltado a incentivar a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. A iniciativa prevê a devolução de 3% das receitas obtidas com vendas ao exterior para empresas que recolhem tributos ao longo da cadeia produtiva.

A medida foi anunciada em meio às articulações referentes à taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos, prevista para entrar em vigor na sexta-feira (1º).

Nesse contexto, oito senadores cumprem agenda de três dias em Washington para buscar reabrir canais de diálogo com o Congresso norte-americano diante das barreiras tarifárias impostas, o que inclui reuniões com parlamentares, representantes da Câmara de Comércio dos EUA e do Conselho Comercial Brasil-EUA.

Estão na agenda da semana de 28 de julho a 1º de agosto:

POLÍTICA

  • Fim do recesso (31/7): O recesso parlamentar chega ao fim formalmente no dia 31 de julho. Na prática, porém, audiências e votações na Câmara e no Senado só devem ser retomadas na semana seguinte.
  • Plano de Contingenciamento: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta semana ao presidente Lula um plano de contingenciamento para reduzir os impactos do tarifaço imposto por Trump. A proposta deve incluir linhas de crédito voltadas aos setores mais atingidos pela medida do governo norte-americano.
  • Senado
    • Comitiva nos EUA (28 a 30/7): A comitiva, formada por senadores governistas e oposicionistas, inclui Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Marcos Pontes (PL-SP), Tereza Cristina (PP-MS), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL), Esperidião Amin (PP-SC) e Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside o grupo.
  • STF
    • Núcleo 3 (28/7, 9h): O interrogatório será realizado por videoconferência e seguirá a ordem alfabética dos nomes dos envolvidos. Entre os acusados estão militares da ativa e da reserva, como o general Estevam Theophilo, coronéis e tenentes-coronéis do Exército, além de dois integrantes da Polícia Federal.
    • Fim de recesso (1/8, 14h): A Suprema Corte retoma os julgamentos presenciais após o recesso. Estão na pauta ações sobre licença parental para servidores públicos, contribuição sindical obrigatória e limites para multas tributárias por descumprimento de obrigações acessórias, como declarações e emissões de documentos exigidos no recolhimento de tributos.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 178 O que o censo não revela sobre os evangélicos no Brasil

Pesquisadora Christina Vital analisa o avanço evangélico no Brasil e suas consequências sociais e políticas

0:00

Notas mais recentes

STF interroga réus kids pretos sobre golpe e articulações tentam conter tarifaço de Trump


MP arquiva maioria das investigações contra policiais no Rio e em São Paulo


Trama golpista, Bolsonaro de tornozeleira e vítimas de fraudes no INSS ressarcidas


TCU investiga se viagem pessoal de Hugo Motta em jatinho foi feita com Fundo Partidário


Etapa final antes do STF condenar ou absolver Bolsonaro, PL da Devastação e IOF


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes