Buscar
Podcast

O peso da palavra

Essa é a história de quatro jovens, presos só com base na palavra dos policiais

Ouça agora:

Podcast
11 de novembro de 2021
00:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 2 O peso da palavra

11 de novembro de 2021 · Essa é a história de quatro jovens, presos só com base na palavra dos policiais

0:00

Você já ouviu falar na expressão “Fé Pública”? Esse é um conceito que está por trás da maioria das prisões no Brasil. É o entendimento da justiça que a palavra do policial é sempre a verdade – e o peso dessa palavra é maior que a de qualquer cidadão e de qualquer prova. Neste episódio, para entender de onde vem esse conceito e como isso afeta o sistema de justiça no Brasil, Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto contam como Alexsandro, Érick, Kelvin e Rafael, jovens da periferia de São Paulo, acabaram presos mesmo com todas as provas de sua inocência. Acompanhamos os atos da comunidade pedindo a liberdade, a investigação das famílias e as consequências na vida dos jovens acusados. 

O episódio ainda conta com as participações especiais de Ricardo André de Souza – coordenador da Área Criminal da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e Thiago de Luna Cury – coordenador do Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes