Buscar
Podcast

Supremacia branca e privilégio – com Lia Vainer

Professora explica como a ideia de superioridade racial define as dinâmicas sociais no Brasil

Ouça agora:

Podcast
8 de setembro de 2023
08:00

EP 88 Supremacia branca e privilégio – com Lia Vainer

8 de setembro de 2023 · Professora explica como a ideia de superioridade racial define as dinâmicas sociais no Brasil

0:00

No 7 de setembro o Brasil celebra sua Independência, cuja história é cercada de mitos e invenções simbólicas. Também cheia de mitos é a criação de uma suposta identidade nacional, que em muitas leituras se estrutura a partir da lenda da democracia racial. Nela, se vende a ideia que a convivência entre diferentes raças é pacífica no Brasil, que o racismo é algo raro e que pouco gera pouca influência na estrutura de nossa sociedade. Amparado por esse discurso está também o mito da meritocracia, que desconsidera que as pessoas não partem de condições iguais para produzir, trabalhar e progredir. Esses conceitos tentam apagar ou minimizar o quanto os fatores raciais determinam profundamente a formação da pirâmide social brasileira e estão ligados a boa parte das questões que ainda não foram solucionadas no país. 

Qualquer olhar mais dedicado sobre o Brasil mostra que tanto a suposta democracia racial quanto a meritocracia não param em pé. A sub representação em espaços de poder, como o STF, que em 130 anos de história só teve 3 pessoas negras como membros da corte, espelha apenas uma das facetas dessa realidade nas instâncias de poder. Já a violência que assassina pessoas negras e indígenas no país e faz com que suas mortes não comovam tanto, ilustra outra dimensão do mesmo fenômeno no debate público. 

Mas o racismo, que produz a ideia de branquitude como sinal de virtude e superioridade, se reproduz também nas nuances da vida privada. O Pauta Pública 88 traz uma reflexão mais profunda sobre o privilégio das pessoas brancas, que influencia tanto as dinâmicas sociais nas esferas públicas, como os relacionamentos privados. A convidada para a conversa é a professora e doutora em psicologia social Lia Vainer. Formada pela USP e hoje professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lia estuda racismo, branquitude, relações interraciais e é autora de Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo, publicado pela Veneta em 2020 e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor publicado em julho de 2023, pela editora Fósforo.

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.