Buscar
Podcast

Golpe 60 anos, o militarismo de ontem e hoje – com Celso Castro

Especial recebe pesquisador referência em estudo dos militares

Ouça agora:

Podcast
29 de março de 2024
08:00

EP 113 Golpe 60 anos, o militarismo de ontem e hoje – com Celso Castro

29 de março de 2024 · Especial recebe pesquisador referência em estudo dos militares

0:00

A derrubada do Presidente João Goulart, articulada pela Força Militar entre 31 de março e 2 de abril de 1964, marca o início do Golpe Civil-Militar ou Ditadura Militar no Brasil. Com a justificativa de ser uma espécie de “governo de transição” temporário para um retorno à normalidade, a intervenção foi o início de um regime marcado por violência, torturas, perseguição política e mortes, que durou 21 anos. Muito tempo.

A retomada da democracia se deu a partir do que se comprovou ser um acordo frágil de silêncio e impunidade. No entanto, familiares de desaparecidos, vítimas de violência e grupos da sociedade civil rejeitaram esse pacto e ao longo dos governos democráticos que sucederam a ditadura, houve diversos tipos de atos em homenagem às vítimas desse período sombrio da história do Brasil, buscando, para além da memória, a reparação.

No aniversário de 60 anos do golpe, no entanto, ocorre uma surpresa: o presidente Lula decide ordenar o cancelamento, oficialmente, de atos em memória dos mortos e desaparecidos da Ditadura, que seriam realizados pelos ministérios da Cidadania e da Defesa. Segundo o Presidente, é uma tentativa de evitar confrontos com os militares diante do avanço das investigações sobre a articulação golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Será que estamos mesmo superando o passado ou nos condenando a repeti-lo?

Neste episódio especial, com uma abertura diferente, o Pauta traz uma entrevista gravada há alguns meses. Natalia Viana e Guilherme Amado entrevistam o diretor da Escola de Ciências Sociais da FGV, Celso Castro. Antropólogo, historiador, escritor e pesquisador, Celso é um dos nomes mais importantes do país no estudo dos militares e nessa conversa detalha, para além dos eventos recentes, a ideologia militar que é de onde vingaram os planos de rupturas democráticas. Como é construída essa doutrina e como caminhamos para esse momento em que os militares retornaram à política, dessa vez entranhados em governos democraticamente eleitos. Vamos entender um pouco mais sobre o militarismo de ontem e hoje.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes