Buscar
Podcast

A quase morte da democracia brasileira – com Eugênio Bucci

Jornalista analisa movimentos anti-democráticos em livro que retoma trajetória golpista do governo Bolsonaro

Ouça agora:

Podcast
4 de julho de 2025
08:00

EP 175 A quase morte da democracia brasileira – com Eugênio Bucci

Jornalista analisa movimentos anti-democráticos em livro que retoma trajetória golpista do governo Bolsonaro

0:00

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode até estar prestes a enfrentar a Justiça, mas o bolsonarismo e o golpismo ainda seguem fortes como nunca na mobilização política e social do Brasil. Assanhada pela volta de Donald Trump ao poder, a extrema-direita no Brasil sente o momento promissor para estruturar novas lideranças e avançar com tudo o que podem nas eleições de 2026. Nesse cenário de disputas, é preciso refletir sobre tudo o que vivemos para entender os desafios que se encontram ainda no presente. Essa é a ideia do livro Que Não Se Repita – A quase morte da democracia brasileira, escrito pelo jornalista Eugênio Bucci e lançado agora, em 2025, pela editora Seja Breve. No Pauta Pública desta semana, Andrea DiP conversa com o próprio autor que retoma de maneira reflexiva esses últimos anos turbulentos da política brasileira, diagnosticando onde erramos e onde não podemos errar de novo, de forma alguma. 

Vale lembrar que estamos na reta final de uma campanha de arrecadação para investigar o mercado das bets no Brasil, uma iniciativa que só é possível com o jornalismo independente. Saiba mais em apoie.apublica.org ou doe agora para contato@apublica.org.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 175 A quase morte da democracia brasileira – com Eugênio Bucci

Jornalista analisa movimentos anti-democráticos em livro que retoma trajetória golpista do governo Bolsonaro

0:00

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes