Buscar
Podcast

As flores de microplásticos não morrem

Podcast debate estratégias necessárias para redução de uso de plásticos

Ouça agora:

Podcast
Não deixe a Publica sumir
Nos adicione como fonte preferencial no Google.

EP 40 As flores de microplásticos não morrem

Podcast debate estratégias necessárias para redução de uso de plásticos

0:00

Se tudo der errado (e está dando) o fim do mundo será embalado em camadas e camadas de plástico, cujo uso não dá nenhum sinal de desaceleração, apesar de alertas e campanhas de conscientização. A produção global de plásticos dobrou entre 2000 e 2019, atingindo 460 milhões de toneladas e há projeções de que deve dobrar ou triplicar até 2050. A maior parte do que é produzida acaba sendo rapidamente descartada e vai parar em aterros e oceanos, sem falar do nosso próprio organismo.

Uma reunião da ONU no início deste mês, que tinha como objetivo tentar adotar um tratado para o combate à poluição plástica, falhou miseravelmente. Os países produtores – os mesmos que são também os líderes em petróleo –, não querem de jeito nenhum que haja algum controle sobre a produção. E insistem que tudo se resolve com o descarte adequado.

Mas será que só reciclagem resolve o problema ou isso está só empurrando a tarefa para as pessoas, enquanto empresas nada fazem para nos tirar deste mar plastificado?

No último episódio desta temporada, o Bom Dia, Fim do Mundo discute que estratégias podem realmente funcionar para este problema.

Assista ao videocast abaixo!

Confira aqui um material complementar do episódio #41 As flores de microplásticos não morrem com links de pesquisas e publicações citadas no programa:

O Bom Dia, Fim do Mundo voltará com episódios inéditos no dia 09 de outubro, não perca!

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Newsletter

Saiba de tudo que investigamos

Assinar
Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Assinar

Artigos mais recentes

Sob Lula, assassinatos de indígenas sobem 22% em 2025 e superam média da era Bolsonaro

|

Após queda em 2023, número de mortos volta a subir e chega a 258; Marco Temporal é parte do problema, diz Cimi

Corrida por Data Centers gera denúncias de violações trabalhistas em São Paulo

|

Trabalhadores relatam assédio, acidentes e adoecimento. Empresas alegam cumprir lei trabalhista e normas de segurança

Fazer falar os ossos: a rotina de quem procura os desaparecidos da ditadura

|

Mostra no Centro MariAntonia (USP), em São Paulo, expõe o trabalho de peritos na identificação dos mortos na ditadura

“Onde tem malária, tem garimpo”: cinta larga aguardam decisão do STF sobre mineração

|

Julgamento nesta quinta-feira, 13, pode abrir caminho para mineração em terras indígenas entre Rondônia e Mato Grosso

Banco do Nordeste e Itaú financiam R$ 44 milhões para soja em área de conflito no Maranhão

|

Investidora paulista consegue autorizações de desmatamento e sinal verde na Justiça em disputa contra extrativistas
Governador de Goiás Ronaldo Caiado no escritório do Google em Nova York

Candidato à Presidência, Caiado transformou Goiás em laboratório de leis para Big Techs

|

Projetos que interessam ao Google e Amazon avançam em Goiás sem debate, cada um aprovado em menos de 48 horas
Deputado Alfredo Gaspar e senador Flávio Bolsonaro durante evento do PL

Após pressão por uma vice mulher, PL fecha chapa apenas com homens

|

‘Michele está fazendo comida para o marido’, responde Damares Alves sobre ausência de ex-primeira dama

Eleições: legislação não é o suficiente para barrar conteúdos de IA nas redes sociais

|

Decisões do TRE-BA determinam que Meta retire vídeos com IA do Instagram, mas cópias seguem na rede
Foto mostra plataforma de trem da Estação Luz, no centro de SP. Estação integra a linha 12 da CPTM.

As denúncias por trás dos acidentes e da greve de trens em São Paulo

|

Funcionários apontam problemas elétricos em linha que pegou fogo, falta de treinamento e de pessoal