Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Checagem

Truco! Programa #30 – 21 de outubro

Resumo do Programa O programa eleitoral da candidata Dilma Rousseff (PT) começou comemorando os últimos resultados das pesquisas eleitorais que, segundo o Datafolha e o Vox Populi, dão a Dilma 52% das intenções de voto e a Aécio 48%. Os apresentadores reforçaram que, para Dilma, independentemente de crises internacionais, “o importante é defender o emprego

Checagem
21 de outubro de 2014
17:28
Este artigo tem mais de 9 ano
Especial Truco 2014

Resumo do Programa

O programa eleitoral da candidata Dilma Rousseff (PT) começou comemorando os últimos resultados das pesquisas eleitorais que, segundo o Datafolha e o Vox Populi, dão a Dilma 52% das intenções de voto e a Aécio 48%. Os apresentadores reforçaram que, para Dilma, independentemente de crises internacionais, “o importante é defender o emprego e o salário dos trabalhadores” e que Aécio “não é muito claro” a respeito. Novamente se falou da escolha de Armínio Fraga como ministro da Fazenda em um eventual governo Aécio, lembrando que ele foi presidente do Banco Central durante o governo FHC, “uma época de juros altíssimos, muita inflação e muito desemprego”. Voltou-se a dizer que Armínio pretende esvaziar os bancos públicos “que hoje financiam desde pequenas empresas até programas sociais”, mostrando mais uma vez o trecho de uma entrevista dele de 2012, em que Armínio diz que “provavelmente vai ficar claro que eles [os bancos públicos] não tenham assim tantas funções” e “talvez não sobre muito no “final da linha”.

A presidente Dilma citou exemplos de ações subsidiadas pelos bancos públicos e voltou a destacar o Minha Casa Minha Vida. Diz que o Brasil “não pode voltar a ser governado por uma elite para uma elite”.

A campanha reforçou algumas promessas já feitas pela candidata nas áreas de educação, saúde e segurança. O ex-presidente Lula apareceu mais uma vez na propaganda, fazendo um apelo à população para que reflita e se mobilize pela eleição de Dilma. Voltou-se ao tema da violência contra a mulher. A apresentadora falou sobre a Lei Maria da Penha, sancionada por Lula, e disse que, “com Dilma, o Brasil seguiu avançando na defesa da mulher”. Ela apresentou dados nesse sentido: mulheres são 55% das matrículas na universidade e 59% das matrículas do Pronatec e outros dados de emprego. Lembrou que Dilma apoiou a PEC do trabalho doméstico e que prometeu criar em todo o país a Casa da Mulher Brasileira – um centro de atenção integral para as mulheres vítimas de violência doméstica, mostrando uma dessas obras.

O cientista Miguel Nicolelis deu seu apoio à candidata, que encerrou o programa perguntando se o Brasil está melhor ou pior do que antes.

O programa do candidato Aécio Neves (PSDB) abriu com afirmações escritas contra a condução da economia pelo governo Dilma. Em seguida, Lima Duarte deu seu apoio ao candidato que, na cena seguinte, discursou, tendo como fundo o som de uma versão instrumental do hino nacional. Ele fez um balanço dos apoios recebidos na campanha, destacando o de Marina Silva e da família de Eduardo Campos. Reafirmou que as pessoas “que querem mudar o país” estão com ele. Subiu o tom, acusando a campanha da adversária de agressões, concluindo que “quando esse ataque se transforma em mentira, e mais grave ainda, quando a mentira é anônima, a campanha vai para lama e aí quem perde é você”.

Seguiu dizendo: “Eu acredito em valores que a gente aprende em casa muito cedo, valores como a decência, o respeito, a honradez”. Para emendar: “Vamos ganhar as eleições no próximo domingo e dar ao Brasil um governo que há muito tempo todos nós brasileiros merecemos”.

Entraram cenas de comícios do candidato com apoiadores vestindo verde e amarelo e cantando o hino nacional à capela. O candidato pediu votos e voltou a promessas feitas ao longo da campanha, no mesmo formato de ontem, na áreas de segurança, saúde e educação. Depoimentos de pessoas na rua repetiram os bordões de sua campanha em várias regiões do Brasil.

No final do programa, o locutor voltou a fazer críticas ao governo Dilma, exibindo uma fala da presidente no debate na Record sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco. Uma repórter apareceu no sertão de Cabrobó, no canteiro de obras do projeto, e disse que as obras “se arrastam há sete anos”, enquanto “12 milhões de sertanejos” enfrentam a seca. Imagens mostraram um dos canais de irrigação, seco. Uma moradora perguntou: “Será que ainda vou estar viva quando esse canal funcionar?”

A atriz Rosamaria Murtinho pediu votos para o candidato.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Truco

Este texto foi produzido pelo Truco, o projeto de fact-checking da Agência Pública. Entenda a nossa metodologia de checagem e conheça os selos de classificação adotados em https://apublica.org/truco. Sugestões, críticas e observações sobre esta checagem podem ser enviadas para o e-mail truco@apublica.org e por WhatsApp ou Telegram: (11) 99816-3949. Acompanhe também no Twitter e no Facebook. Desde o dia 30 de julho de 2018, os selos “Distorcido” e “Contraditório” deixaram de ser usados no Truco. Além disso, adotamos um novo selo, “Subestimado”. Saiba mais sobre a mudança.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes