Agência de Jornalismo Investigativo

O Truco 2014 foi um projeto de checagem e cobertura eleitoral da Agência Pública.

O horário eleitoral gratuito na TV é uma das peças mais importantes da disputa pela presidência. Mas até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro? O contexto correto muda a informação? Ou o que diz o candidato é simplesmente falso?

No Truco! checamos os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis durante os programas exibidos na TV. E distribuímos a eles as “cartas” correspondentes, deixando claro ao leitor até que ponto o que os candidatos dizem na propaganda é verdadeiro, se o contexto correto muda a informação, ou se o que diz o candidato é simplesmente um blefe. Também “pedimos o Truco”, um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis. Podemos ainda discordar frontalmente dos candidatos quando acharmos suas propostas perigosas para a democracia e direitos humanos. Aí vamos carimbar um “Que medo” e fazer uma materinha explicando por quê.

Ao verificar esses dados, nosso objetivo é melhorar a qualidade do debate e estimular os eleitores a questionar o discurso dos presidenciáveis. Para isso, vamos convidar o público a participar, sugerindo informações que devem ser checadas e contribuindo com dados relevantes sobre cada tema. Também integra o projeto uma série de reportagens investigativas publicadas na seção “Cartas na Mesa”.

Neste especial

Comentários

Mais recentes

Coleção Particular

27 de novembro de 2017

Produto do quarto LAB realizado na Casa Pública, este especial transmidia investiga o roubo de espaços públicos por agentes privados - muitas vezes com a conivência de governos.

Amazônia Resiste

7 de novembro de 2017

Uma ampla investigação jornalística sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo.

Especial Catraca

1 de agosto de 2017

Nossa equipe passou cinco meses investigando a cadeia de propriedades das empresas que comandam os coletivos na capital fluminense.

Explore também

Denúncias rimadas: ouça o rap dos Megaeventos

20 de Janeiro de 2012 | por

Como a população está vendo a Copa de 2014? Para saber, ouça o rap "Megaeventos" criado por vários coletivos de hip hop do Rio de Janeiro

| De olho | Análise dos vetos presidenciais testará efeitos da reforma ministerial

2 de outubro de 2015 | por

A presidente Dilma Rousseff parece ter solucionado um dos seus principais obstáculos ao seu governo: a resistência às pautas do ajuste fiscal no Congresso Nacional.

SEMANA WIKILEAKS

18 de agosto de 2011 | por

15 repórteres, 2.500 documentos, 3 dias. O resultado: 50 matérias inéditas sobre documentos diplomáticos referentes ao Brasil obtidos pelo WikiLeaks.